Processos históricos e bases teóricas de produção, transformação e apropriação social da arquitetura, das cidades e dos territórios, em suas múltiplas escalas e temporalidades, considerando suas dimensões culturais e seus problemas socioambientais, em estudos inter e multidisciplinares. História, historiografia e crítica da arquitetura e da cidade; saberes, ideias, instituições no campo disciplinar do Urbanismo, do Planejamento urbano-regional; políticas urbanas, territoriais e regionais.
Projetos:
Clássico, tradicional, eclético: Cosmopolitismo e nacionalismo na cidade industrial
Este projeto de pesquisa versa sobre os discursos arquitetônicos produzidos entre 1860 e 1930, com ênfase na formação dos campos teóricos brasileiros compreendidos numa abordagem global. Diante das múltiplas abordagens das quais esse período tem sido objeto, privilegia-se a temática do cosmopolitismo e do nacionalismo na formulação de manifestos, análises e obras construídas pertencentes aos diversos movimentos e ideologias vigentes no recorte cronológico escolhido. Será evidenciada, sobretudo, a tensão entre as diversas correntes ecléticas, os tradicionalismos nativistas e, complementarmente, as vanguardas.
Integrantes
Pedro Paulo Palazzo (Coordenador)
Daniela Matias Xavier
Gledson Rodrigues do Nascimento
João Testi Neto
Luis Henrique Colen
Sarah da Silva Almeida
Financiamento: CNPq (bolsa)
Arquitetura, história e historiografia: projetos, obras, trajetória e viagens, revista, Brasília, patrimônio e preservação
Iniciado em 2021, este Projeto de Pesquisa unifica dois Projetos de Pesquisa e mantém uma perspectiva ampla de temas e assuntos de interesse de pesquisa. Este Projeto de Pesquisa unifica o Projeto “Brasília: arquitetura, cidade e patrimônio” (2014-2021) e o Projeto “Revistas de arquitetura e arquiteturas em revistas” (2018-2021). Este Projeto de Pesquisa empreende estudos sobre arquitetura, articulando questões de história e historiografia, por meios de reflexões sobre projetos, obras, trajetória e viagens. Os temas de pesquisa sobre patrimônio e preservação, revistas, fotografia, cinema e Brasília interessam ser aprofundados.
Eduardo Rossetti (coord.)
Thiago Pacheco Turchi
Amanda Casé
Juliano Carvalho
Oscar Niemeyer: estudos de arquitetura, crítica e historiografia
Este Projeto de Pesquisa se estrutura para realizar estudos sobre a obra de Oscar Niemeyer. Trata-se de um desdobramento do projeto de Pesquisa “Brasília: arquitetura, cidade e patrimônio” (2014), porém com mais especificidade. Interessa explorar questões afetas ao processo projetual; questões de historiografia e crítica de sua obra, considerando a vasta produção do arquiteto no Brasil e no mundo.
Integrantes
Eduardo Pierrotti Rossetti (Coordenador)
Bruno Campos
Daniel Correia de Brito
Brasília [re]vista - arquitetura feminista
Este projeto propõe uma investigação interdisciplinar e plural sobre a revisão histórica, colocando no cenário as personagens esquecidas ou invisibilizadas, buscando entender no seu contexto os processos da produção arquitetônica e a participação das profissionais de arquitetura e urbanismo na construção da capital. Se a cidade é ‘muitas’, qual o papel da mulher nesta cidade? Considerando a invisibilidade de forma estrutural e territorial, a pesquisa também procura cartografar o papel da mulher no território, a partir da casa, da domesticidade, do seu entorno próximo, dos deslocamentos e do seu ocupar a cidade. Revisitando a cidade nas escalas geográficas e territoriais, bem como as escalas arquitetônicas e paisagísticas. Tal olhar se aplica à cidade como território ocupado por mulheres e suas questões como indivíduos e coletividade.
Integrantes:
Maribel Aliaga (coord.)
Amanda Idala Dias De Oliveira
Ana Elisa Carnaúba
Ana Luísa Machado Jorge
Byanca Cristina De Sousa Bomtempo
Cecília Almeida
Raquel Teixeira Rodrigues
Mariana Damasceno
Lorena Leonel
Luiza Dias Coelho
Sara Zampronha