O Impacto na sociedade do PPG-FAU se dá por meio de uma atuação multidisciplinar, na medida que é composto por professores pesquisadores de diferentes formações afetas ao campo da arquitetura e urbanismo e pela transdisciplinaridade das pesquisas e da formação de seu corpo docente. Esses resultados se potencializam por meio de parcerias do PPG-FAU com o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico - CDT e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos – Finatec, órgãos da UnB que constituem ponto de apoio e auxílio no desenvolvimento de pesquisas e produtos realizados por docentes e discentes.

A inserção social do PPG se organiza em vários eixos, ações e atividades específicas, incluindo cursos de pós-graduação lato sensu; grupos, redes e projetos de pesquisa extensionistas; e projetos de extensão integrando graduação e pós-graduação.

Cursos de pós-graduação lato sensu:

Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística - Reabilita

O curso de pós-graduação lato sensu em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística - Reabilita - buscou mais do que acalmar as apreensões que se nutriam por este formato de educação, mas superou as expectativas que foram formadas em torno dele. O aprendizado obtido ao levar a cabo essa bem-sucedida iniciativa mostrou que não há forma de disseminação do conhecimento mais abrangente do que a educação a distância. O curso é oferecido anualmente. Saiba mais em: https://lasus.unb.br/pos-graduacao-reabilita

Residência CTS - Habitat, Agroecologia, Economia Solidária e Saúde Ecossistêmica

A Residência CTS tem como objetivo a criação de Microprojetos e Programas de Ação Local (MPAL) com possibilidades de arranjos a partir de trilhas temáticas de experiências das lideranças comunitárias e de movimentos sociais para implantar modelos próprios (às comunidades) de assessoria sociotécnica e tecnológica oriundas de movimentos sociais e entidades civis que lutam por políticas públicas em quatro campos - três interdisciplinares e um transdisciplinar: - Habitat (habitação/arquitetura/urbanismo/ambiente); - Agroecologia (soberania alimentar/agricultura familiar/integração campo e cidade); - Saúde (vigilância epidemiológica/saúde coletiva/ da família/saneamento/ ecossaneamento e infraestrutura ecológica); E um quarto campo transdisciplinar: - Trabalho associado (economia solidária/formação e educação/ocupação/renda e tecnociência solidária). O curso lato sensu envolve formação e educação visando produção cognitiva de tecnologia social e tecnociência solidária. Saiba mais em: www.residenciacts.unb.br

Para além dessas ações contínuas de inserção social e difusão de conhecimento para a sociedade, o PPG fomenta e apoia projetos de pesquisa transversais, que incluam ações de extensão em seus escopos, além de acolher projetos de extensão específicos.

O reconhecimento da produção de conhecimento do PPGFAU para a sociedade ocorre por meio da participação de seus professores, alunos e egressos em diversas mídias, seja em jornais escritos, televisão, revistas e cinema. Participação em aulas magna, juris, curadorias e como membros diretores de órgãos públicos e membros de conselhos profissionais e de formulação de políticas públicas. Sempre abordando as questões urbanas candentes como: crise hídrica no DF e sustentabilidade relacionada à água e energia, mudanças na legislação urbanística, direito à cidade e à moradia, regularização fundiária dentre outros.