MENU



 
Campus Darcy Ribeiro, ICC Norte bloco A
Sala ASS–000/0
Brasília DF 70.910-900

8h–12h | 14h–18h
+55 61 3107–7441 / 3107–7442
ppg-fau@unb.br

O LACIS foi criado em 2004 como uma parceria entre o Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU/UnB. Em 2010 com a criação dos campi descentralizados foi incorporada a Faculdade UnB Gama –FGA que possui atividades afins a seus objetivos. O LACIS visa à pesquisa, ensino e extensão com o foco em inovação e sustentabilidade do ambiente construído, considerando as redes colaborativas, a inclusão social, a educação ambiental e o fortalecimento do sistema de aprendizado da indústria da construção de outras organizações afins. Como missão assume a criação, teste e compartilhamento de tecnologias, metodologias e conhecimento com foco na cadeia produtiva da indústria da construção, gestão integrada de resíduos sólidos e processos regenerativos sociais e urbanos, que constituem os três eixos estratégicos de pesquisa do LACIS.
Projetos em andamento contínuo:
(i) O programa de Gestão de Materiais que objetiva contribuir com a gestão dos materiais utilizados pelo processo construtivo, visando à minimização de impactos ambientais gerados desde a fase de extração de matéria prima até o descarte na forma de entulho. A concepção do programa é resultado do trabalho em parceria do LACIS e a Comissão de Materiais (COMAT) do Sinduscon-DF (Sindicato da Indústria de Construção do DF.
(ii) Programa de Responsabilidade Ambiental e Social na Cadeia produtiva da Indústria da Construção que objetiva contribuir para a sustentabilidade da cadeia produtiva da indústria da construção e foi concebido conjuntamente Sistema CNI, Sebrae, FIBRA e Sebrae-DF e conta com a parceria da Comissão do Meio Ambiente do SINDUSCON-DF e a FIBRA -Federação das Indústria de Brasília e é subsidiado pelo Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Empresas -PROCOMPI .
(iii) Observatório da Cadeia de Resíduos Sólidos Recicláveis - O Observatório foi desenvolvido com o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério de Ciência e Tecnologia e possui como objetivo estruturar as informações sobre gestão de resíduos sólidos recicláveis, integrando-as em um local único, fortalecendo a gestão do conhecimento sobre o tema o que significa . a coleta de informações, tratamento, armazenamento, formatação em diversos formatos (gráficos, página de internet, mapas geográficos temáticos, relatórios tabulares, relatórios textuais, cruzamento de informações de diversas fontes, etc)
(iv).Observatório do Conhecimento para Inovação da Cadeia Produtiva da Indústria da Construção. Se constitui numa parceira com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção e tem como objetivo pesquisar, coletar, analisar, validar, processar, armazenar e disseminar dados de toda a natureza que tenham correlação com a geração e disseminação de conhecimento para a inovação da cadeia produtiva da indústria da construção. O primeiro piloto está sendo desenvolvido e implantado no DF e deverá ser disseminado para outras localidades do país a partir da criação de uma rede a ser construída inicialmente com a participação de cinco estados federativos em cada região do país.
(v) OBSERVE UnB – Se constitui num observatório sobre conhecimento para inovação na UnB tendo sido uma iniciativa do Decanato de Pesquisa e Pós-graduação (DPP) abarcada pelo Lacis. É um ambiente georreferenciado para compartilhamento ostensivo de dados, informações e conhecimento produzidos pela Universidade de Brasília. No Observatório podem ser encontradas as áreas e temas de pesquisa, os pesquisadores e respectivos departamentos, as respectivas pesquisas e resultados, bem como a rede de relacionamentos.
(vi) NUESP – O Núcleo de Estudo e Pesquisa da Edificação Penal visa trabalhar na construção de informações que subsidiem o desenvolvimento da cadeia produtiva de edificações penais e modelos de ressocialização de egressos penitenciários.
(vii) Planejamento da implementação do Projeto do Pisac – Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído – realização de eventos técnicos apresentando o projeto; realização de estudos de viabilidade econômica; concepção de modelo de rede de cooperação técnica científica e identificação de modelos de cooperação técnica científica.

(viii)Pacto Setorial do Plano Nacional para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS) - Macrometa Pacto Setorial. No âmbito do PPCS foram definidas três metas: i) Índice de Sustentabilidade de Canteiros de ii) Guia de Compra Responsável na Construção (GCRC) iii) Estruturação de capacitação em gestão de resíduos de construção para disseminação pelo Senai - definição de métodos e conteúdos com foco no desperdício e gestão de resíduos em canteiros de obras a serem introduzidos em cursos de preparação técnica do Senai. VALOR: Faz parte do convênio

(ix) Projeto de reciclagem de produtos eletroeletrônicos - Esse projeto está sendo desenvolvido no campus da FGA, no escopo da disciplina de Engenharia e Ambiente, com alunos de graduação, professores da FGA, equipe técnica do Lacis.

(x) Acordo de Parceria com o Instituto Venturi com os objetivos de co-realização do 4FIRS Fórum Internacional de Resíduos Sólidos (Jul 2013), com a coordenação científica a cargo do Lacis; além de Projeto de cursos de pós graduação em Planejamento Ambiental e gestão de resíduos.

Infraestrutura: O Lacis possui 10 micro-computadores e instalações em 100 m2 , devidamente mobiliado em diversas salas.Dentre os projetos de pesquisa e programas em desenvolvimento no Lacis, citam-se:
Membros : Dra. Raquel Naves Blumesnchein (coordenadora ) , Dra. Maria Vitória Duarte Ferrari Tomé, Dra. Lisa Andrade, Dra. Vanda Alice Zanoni
Contato:Telefone: 61 3107-7475 ; E-mail : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ; Site: www.lacis.unb.br