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      A Comissão Eleitoral, em acordo com o estabelecido pelo cronograma da chamada pública para eleição da Representação Discente do PPG-FAU/UnB, torna público o resultado da eleição para o mandato 2025/2026 da Representação Discente do PPG-FAU/UnB.Representantes Discentes eleitas(os): Amanda Mendes de Lima - Mestrado (TCA) Daniela Arruda Guterres Soares - Doutorado (TAS) Érika Stella Silva Menezes - Mestrado (TAS) Gabriel Elias Parente Barreto Oka - Doutorado (TCA) João Magnus Barbosa Leite Pereira Pires - Doutorado (TCA) Raysa Oliveira Spíndola - Doutorado (TAS) Agradecemos a todos(as) que participaram do processo eleitoral. A mobilização discente fortalece os espaços democráticos e a construção coletiva do nosso Programa.

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        A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – PPG-FAU/UnB, no uso de suas atribuições legais, torna público e estabelece as normas do processo seletivo de credenciamento e recredenciamento como docente no PPG-FAU/UnB, em conformidade com os Regulamentos do PPG-FAU/UnB, a Resolução nº 01/2025, do PPG-FAU/UnB, a Resolução nº 80/2021, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Brasília e a Portaria CAPES nº 81/2016.   DO CRONOGRAMA E DA DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS   De 13/06/2025 até 22/08/2025 - Período de inscrições exclusivamente pelo formulário disponível no link https://forms.gle/FGLM5qfMYVKwY5g79 De 23/08/2025 até 03/10/2025 - Análise da documentação apresentada pelos docentes e envio do resultado à Secretaria do PPG-FAU 06/10/2025 - Divulgação do Resultado Preliminar pela Secretaria do PPG-FAU na página do Programa De 07/10/2025 até 08/10/2025 - Período de recursos Até 10/10/2025 - Análise dos recursos e preparação do resultado final Até 13/10/2025 - Divulgação do resultado final pela Secretaria do PPG-FAU na página do Programa   A divulgação dos resultados de todas as etapas será realizada no site https://www.ppgfau.unb.br/   SEI_12797995_Edital_1 Resolucao_credenciamento_recredenciamento_PPG_2025  

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      III Seminário PPG-FAU: Projeto e Espaço UniversitárioDias 11 e 12 de junho de 2025 | 14h às 18hAuditório do SG-10 – Universidade de Brasília O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU/UnB convida toda a comunidade acadêmica e interessados para o III Seminário PPG-FAU: Projeto e Espaço Universitário, que acontecerá nos dias 11 e 12 de junho, das 14h às 18h, no Auditório do SG-10, no campus Darcy Ribeiro da UnB. O seminário propõe reflexões sobre o papel da universidade como espaço de experimentação, memória e inovação, a partir de diferentes experiências arquitetônicas e urbanas, com destaque para o Instituto Central de Ciências (ICC) da UnB, ícone da arquitetura moderna brasileira. A programação inclui palestras com pesquisadores de referência de instituições como UFRGS, UFPE, Câmara dos Deputados, CEPLAN/UnB e FAU/UnB, abordando temas como: Ensino e arquitetura moderna no Brasil O ICC como espaço pedagógico e museológico Projetos e desafios dos campi universitários Integração de saberes e inovação no espaço acadêmico Organização:Luciana Saboia, Ana Elisabete Medeiros e Paola Ferrari Realização:FAU UnB | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | Universidade de Brasília A entrada é livre e não há necessidade de inscrição prévia.  

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      O Grupo de Pesquisa e Laboratório de Assessoria Sociotécnica PERIFÉRICO, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU/UnB), em parceria com o Grupo HABIS (IAU/USP), o Laboratório de Estudos do Meio Ambiente (LEMA - EECA/UFG), o Grupo de Estudos em Reforma Agrária e Habitat (GERAH - DARQ/PPGAU/UFRN) e o Laboratório de Projetos (LABPROJ - DAU/UFG/Campus Goiás), tem o prazer em anunciar o   IV Colóquio Habitat, Cidadania e Agroecologia no Campo, nas Águas e Florestas   que acontecerá de 2 a 5 de dezembro de 2025, no Campus Universitário Darcy Ribeiro da UnB, em Brasília/DF.   Ao longo de suas edições anteriores - realizadas em 2006 (Ceará Mirim/RN), 2011 (São Carlos/SP) e 2015 (Brasília/DF) - este evento tem se configurado em um esforço de professores e pesquisadores, especialmente da área de Arquitetura e Urbanismo, em debater a questão da habitação nos diversos territórios rurais brasileiros.   Com o tema “Ocupar, conquistar e habitar os territórios rurais em disputa, no Brasil e na América Latina, a quarta edição do Colóquio retorna a Brasília, e as atividades previstas para sua programação (Conferência de Abertura, Mesas Redondas, Sessões de Experiências, Sessões Temáticas, Lançamentos de Livros, Exposições, Feiras, Visita Técnica e a fundação da Rede Latino-Americana de Estudos sobre os Habitats Rurais) serão importantes espaços para:   1. Retomarmos e ampliarmos os debates científicos, técnicos e políticos, não apenas referentes ao problema habitacional nas áreas rurais, mas, também, sobre os processos constitutivos dos habitats rurais, do Brasil e de outros países latino-americanos; 2. Contribuirmos com as interlocuções entre o campo teórico-prático da Arquitetura, do Planejamento Territorial e da Construção, e outras áreas do conhecimento; 3. Incentivarmos a formação, a troca de experiências, a divulgação técnica e científica, e o diálogo entre os povos rurais, movimentos sociais, estudantes, professores, pesquisadores, profissionais, representantes de órgãos governamentais e de organizações da sociedade civil.   As pré-inscrições estarão abertas até 31/08 e podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdu3M1q5DMbAwQxSW6mKO6E6YbGmy-snf49PPA3iljezH35IQ/viewform   Os artigos completos, para cada uma das 9 Sessões Temáticas, poderão ser enviados até 30/06, para: ivcoloquioartigos@gmail.com   As normas de submissão dos trabalhos, assim como o Template com as orientações de formatação, e demais informações, podem ser acessadas no site do evento: ivcoloquio2025.wixsite.com/periferico   Não deixe de também acompanhar as atualizações no Instagram: @ivcoloquio2025   Esperamos vocês!   Comissão Organizadora Grupo de Pesquisa e Extensão PERIFÉRICO (FAU/UnB) Grupo de Pesquisa em Habitação e Sustentabilidade (HABIS - IAU/USP) Laboratório de Estudos do Meio Ambiente (LEMA - EECA/UFG) Grupos de Estudos em Reforma Agrária e Habitat (GERAH/DARQ/PPGAU/UFRN) Laboratório de Projetos (Depto. de Arquitetura e Urbanismo da UFG/Campus Goiás)  

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      Nome Curso Orientador       Doutorado           Amanda Moura Pinheiro Doutorado Cláudia Naves David Amorim Carolina Vivas da Costa Milagre Doutorado Maribel Del Carmen Aliaga Fuentes Caroline Cristiane Rocha Doutorado Liza Maria Souza de Andrade Daniela Arruda Guterres Soares Doutorado Marta Adriana Bustos Romero Danilo Vieira de Carvalho Doutorado Daniel Richard Sant`Ana Flora Egécia Oliveira Morais Doutorado Carlos Henrique Magalhães Lima Francisco Ricardo Costa Pinto Doutorado Ana Elisabete de Almeida Medeiros Gabriel Elias Parente Barreto Oka Doutorado Ana Paula Campos Gurgel Iracilde Titan Lima e Silva Doutorado Daniel Richard Sant`Ana João Magnus Barbosa Leite Pereira Pires Doutorado Luciana Saboia Fonseca Cruz João Renato Carneiro de Aguiar Doutorado   Lívia Silva Brandão Doutorado João da Costa Pantoja Lyvia Fialho Soares de Moraes Doutorado Valério Augusto Soares de Medeiros Marco Túlio Bones Soares Doutorado Cláudia Naves David Amorim Raysa Oliveira Spindola Doutorado Caio Frederico e Silva Yuri Nascimento Paes da Costa Doutorado Carlos Henrique Magalhães Lima       Mestrado           Aline dos Santos Silva Mestrado Neander Furtado Silva Allyson Matheus da Silva Mestrado Ricardo Trevisan Amanda Mendes de Lima Mestrado Luciana Saboia Fonseca Cruz Ana Elisa Carnauba Rodrigues Mestrado Maria Fernanda Derntl Andre Luis Cerqueira de Oliveira Cobbe Mestrado Valério Augusto Soares de Medeiros Bruna Leite Lopes Mestrado Ricardo Trevisan Felipe Miranda Rodrigues Mestrado Carlos Henrique Magalhães Lima Gabriel Lopes Montanine Mestrado Vanda Alice Garcia Zanoni Gabriela Miranda Sampaio Freires Mestrado Rômulo José da Costa Ribeiro Gedeilson da Silva Lima Mestrado Maria do Carmo de Lima Bezerra Guido Saboya de Aragão Mestrado Ricardo Trevisan Guilherme Oliveira Sales Mestrado Caio Frederico e Silva Heloisa Melo Moura Mestrado Liza Maria Souza de Andrade Iandra Beatriz Praxedes da Costa Mestrado Ana Elisabete de Almeida Medeiros Icaro Ramos Seleme Mestrado Elane Ribeiro Peixoto Igor Dourado de Faria Mestrado   Jane Cristina do Carmo Santana Mestrado Maria do Carmo de Lima Bezerra Joabson Almeida Freitas Souza Mestrado Liza Maria Souza de Andrade João Victor Che Vilanova Rodrigues Mestrado Maria Fernanda Derntl João Vitor Lopes Lima Farias Mestrado Marta Adriana Bustos Romero João Vitor Lourenço Soares Mestrado Chênia Rocha Figueiredo Julia Bianchi Ferreira Mestrado Maria Fernanda Derntl Kildere Whikichan Cezario Mestrado Raquel Naves Blumenschein Larissa Timbó de Souza Mestrado Ricardo Trevisan Luíza Rego Dias Coêlho Mestrado Sylvia Ficher Mariana Vieira de Mello Mestrado Sylvia Ficher Marina Botelho Gardes Mestrado Maribel Del Carmen Aliaga Fuentes Marlise Bohn Guimarães Mestrado Cláudia Naves David Amorim Matheus Rudo Antoniassi Pereira de Oliveira Mestrado Ana Paula Campos Gurgel Paloma Ludmyla Morais de Medeiros Mestrado Rômulo José da Costa Ribeiro Paula Iohana Razeira Mestrado Liza Maria Souza de Andrade Pedro Gomes Ferreira Mestrado Márcio Augusto Roma Buzar Rafael Santos Silva Mestrado Flaviana Barreto Lira Rubens Ferreira Filho Mestrado Carolina Pescatori Candido da Silva Viviane Ribeiro Correia Mestrado Pedro Paulo Palazzo de Almeida Wilson Eulalio Porto Mestrado Valério Augusto Soares de Medeiros

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    Divulgação das pessoas selecionadas que tiveram a documentação aceita pelo PPG-FAU/UnB e que será analisada pelo DPG e SAA.   Doutorado   Amanda Moura PinheiroCarolina Vivas da Costa MilagreCaroline Cristiane RochaDaniela Arruda Guterres SoaresDanilo Vieira de CarvalhoFlora Egécia Oliveira MoraisFrancisco Ricardo Costa PintoGabriel Elias Parente Barreto OkaIracilde Titan Lima e SilvaJoão Magnus Barbosa Leite Pereira PiresJoão Renato Carneiro de AguiarLívia Silva BrandãoLyvia Fialho Soares de MoraesMarco Túlio Bones SoaresRaysa Oliveira SpindolaYuri Nascimento Paes da Costa   Mestrado   Aline dos Santos SilvaAllyson Matheus da SilvaAmanda Mendes de LimaAna Elisa Carnauba RodriguesAndre Luis Cerqueira de Oliveira CobbeBruna Leite LopesFelipe Miranda RodriguesGabriel Lopes MontanineGabriela Miranda Sampaio FreiresGuido Saboya de AragãoGuilherme Oliveira SalesHeloisa Melo MouraIandra Beatriz Praxedes da CostaIcaro Ramos SelemeIgor Dourado de FariaJane Cristina do Carmo SantanaJoabson Almeida Freitas SouzaJoão Victor Che Vilanova RodriguesJoão Vitor Lopes Lima FariasJoão Vitor Lourenço SoaresJulia Bianchi FerreiraKildere Whikichan CezarioLarissa Timbó de SouzaLuíza Rego Dias CoêlhoMariana Vieira de MelloMarina Botelho GardesMarlise Bohn GuimarãesMatheus Rudo Antoniassi Pereira de OliveiraPaloma Ludmyla Morais de MedeirosPaula Iohana RazeiraPedro Gomes FerreiraRafael Santos SilvaRubens Ferreira FilhoViviane Ribeiro Correia Wilson Eulalio Porto

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    Os servidores do PPG-FAU aderiram ao PGD, em 09/10/2024, atendendo presencialmente e remotamente em novos horários. Confira as informações.   Chat pelo teams e e-mail institucional: ppg-fau@unb.br    Os 02 servidores da Secretaria do PPG-FAU/UnB aderiram, a partir de 09/10/2024, ao Programa de Gestão de Desempenho - PGD, implementado pelo Governo Federal, prestando serviços públicos na forma híbrida, ou seja, presencial e remota (teams, e-mail institucional e ramal webex).   A equipe atende à comunidade todos os dias, de segunda a sexta. Nessa moderna forma de prestação de serviços públicos orientada a resultados, a cidadã e o cidadão escolhem como desejam ser atendidos, podendo ser ou presencial ou remoto (utilizando tecnologias como teams e e-mails institucionais) ou pelo ramal institucional virtual webex.   Os 03 servidores, dias, horários e tecnologias a serem utilizadas para facilitar o atendimento constam a seguir:   Servidor técnico-administrativo: Francisco Júnior. Cargo: Recepcionista. Horário de atendimento presencial: de segunda a quinta, das 07:45 às 11:45. Horário de atendimento remoto: de segunda a quinta, das 14:00 às 18:00 e sexta, das 07:45 às 11:45 e das 14:00 às 18:00. Ramal institucional virtual webex: (61) 3107-7439. Chat pelo teams e e-mail institucional: franciscojr@unb.br.   Servidor técnico-administrativo: Diego Luna. Cargo: Assistente em Administração.  Horário de atendimento presencial: terça e sexta, das 07:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00. Horário de atendimento remoto: segunda, quarta e quinta, das 07:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00. Ramal institucional virtual webex: (61) 3107-7440. Chat pelo teams e e-mail institucional: diegoluna@unb.br.  

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    Certificado | Premiados e Menções Honrosas | Prêmio ANPARQ 2024 Modalidade Projeto de Extensão Em nome da ANPARQ, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, vimos certificar que o trabalho Programa de Residência Multiprofissional CTS Habitat, Agroecologia, Economia Solidária e Saúde Ecossistêmica: Vivências Territoriais de autoria de Projeto: Liza Maria Souza de Andrade e Ricardo Neder, recebeu menção honrosa na modalidade Projeto de Extensão do Prêmio ANPARQ 2024. Equipe: Flaviane Canavesi, Aldira Dominguez, Vânia Loureiro, Perci Coelho, Flávio Costa, Heliana Mettig Rocha; Cristiane Guinâncio, Vanda Zanoni, João Pantoja, Cristiane Barreto, Marcio Busson, Maria Luiza Pereira, Luiz Carlos Spiller, Luis Antonio Pasquetti, Ana Luiza Aureliano Silva, Valmor Pazos, Juliette Lenoir, Natália Lemos, Luana Figueiredo Oliveira, Luís Guilherme de Andrade, Lívia Barros, Diogo Sakai, Simone Tostes, Ariadne Moraes, Abel Escovedo, Acácio Machado, Alexandra Cavalcante, Fernanda Keler, Francisco Bittencourt, Geovana Santos, Guiga Nery, Gustavina da Silva, Heloisa Moura, Jéssica Franco, Jéssyca Ribeiro, Larissa Cordeiro, Letícia Claro, Lucas Mazocco, Luís Reis, Marcos Cruz dos Santos, Matheus Oliveira, Nadi Santos, Paula Iohana, Priscila Castro, Rafael Bastos; Raissa Gramacho, Talyrand Jorcelino, Thiago Mendonça, Valmor Pazos Filho, Vitória Bartholo, Watson Chaves, João Vitor Lima, Mariana Maia. A premiação é o momento em que se estabelece o contato da associação com a produção acadêmica de pós-graduação do Brasil e uma maneira de valorizá-la. Desta forma, constitui-se em uma celebração de importância própria da área de Arquitetura e Urbanismo.  

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      O Grupo de Pesquisa “LAB - Mulheres, Arquitetura e Territórios”, vinculado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU/UnB), anuncia a abertura das inscrições para o processo seletivo de uma bolsista para integrar a equipe do projeto "Diretrizes para o Projeto Arquitetônico e Executivo da Casa da Mulher Indígena".

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    PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FAU   1.1 A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília - PPG-FAU/UnB, no uso de suas atribuições legais, torna público e estabelece com base nas normas, o processo seletivo para o preenchimento das vagas do curso de Mestrado Interinstitucional do PPG-FAU/UnB e da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, em conformidade com as exigências do Regulamento deste PPG-FAU/UnB e das Resoluções nº 080/2021, nº 044/2020 e nº 090/2022 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UnB, Resoluções nº 05/2020, nº 06/2020 e nº 11/2020 da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB.   1.2 O presente edital foi aprovado pela Comissão de Pós-Graduação do PPG-FAU/UnB, em reunião realizada em 08 de novembro de 2024 e pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Brasília.   CURSO   Mestrado Interinstitucional - Universidade de brasília (UnB) e a Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.   VAGAS   1.3 Este processo seletivo será realizado por meio de 06 (seis) sistemas de vagas, a saber: a) Sistema Universal - ampla concorrência; b) Sistema de Política de Ações Afirmativas para Negras(os); c) Sistema de Política de Ações Afirmativas para Povos Indígenas; d) Sistema de Política de Ações Afirmativas para Quilombolas; e) Sistema de Política de Ações Afirmativas para Pessoas com Deficiência - PCD; e f) Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP - 2024) - Vagas para servidores da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.   Período de inscrições.   de 23/12/2024 a 27/06/2025.   Valor da taxa de inscrição.   R$ 220,00 (duzentos e vinte reais).   Atos, editais, comunicados e demais informações.  23/12/2024    EDITAL PPG-FAU/UnB Nº 09/2024.    23/12/2024  Anexo I - EDITAL PPG-FAU Nº 09/2024.  22/01/2025    Retificação - EDITAL PPG-FAU/UnB Nº 09/2024 21/05/2025  Retificação - EDITAL PPG-FAU/UNB Nº 03/2025 - altera cronograma do processo seletivo 07/07/2025  Homologação das inscrições 09/07/2025  Resultado da etapa 02: avaliação dos Projetos de Pesquisa e Currículos Lattes 14/07/2025  Horários e links para as entrevistas dos candidatos 18/07/2025  Resultado - etapa 03: divulgação dos resultados das arguições orais. 18/07/2025  Resultado Final - divulgação das pessoas selecionadas   18/07/2025  Confirmação de ingresso  

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          1.1. O PPG-FAU/UnB torna público o Edital PPG-FAU nº 06/2024, orientado a estimular e viabilizar a execução de produção científica, projetos de pesquisas científicos, tecnológicos e de inovação, de discentes no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UnB, mediante cota de auxílio financeiro oriundo do PROAP – 2024, e que resultem em produtos bibliográficos: a) artigos em periódicos publicações nível Qualis (2017-2020) A1, A2, A3, A4, B1 ou B2 ou com fator de impacto similar; b) trabalhos completos aceitos para apresentação oral em conferências nacionais ou internacionais realizados em data posterior ao lançamento deste edital. c) livros autorais ou como organizador, capítulos de livros ou coletâneas publicados por editora com conselho científico, após a data de publicação deste edital. 1.2. Este edital objetiva apoiar a perenidade e elevar a produção científica, de projetos de pesquisas científicos, tecnológicos e de inovação do corpo discente do PPG-FAU/UnB. Leia mais (...)    

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    A Tese intitulada “Positive Energy Schools with Cool Materials and Passive Strategies: Scenarios and Perspectives for the Brazilian Context”, de autoria de Camila Machado de Azevedo Correia, orientada por Profa. Dra. Cláudia Naves David Amorim e coorientada por Prof. Dr. Matthaios Santamouris, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB/DF) recebeu Menção Honrosa na Categoria 2 do 1º Prêmio ANTAC de Teses e Dissertações.          

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    PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE)      - EDITAL 26/2024.   - Edital PPG-FAU 02/2025 para Seleção interna de discentes de doutorado para candidatura ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE/CAPES - Edital 26/2024.   - Faça sua inscrição aqui.    - Resultado preliminar.    - Resultado final.   Cronograma:   Atividade Prevista Período/Data Responsável Seleção interna (nas IES) dos candidatos. Até dia 30 e janeiro de 2025. Instituição de Ensino Superior Inscrição das candidaturas no sistema da Capes, incluindo preenchimento do formulário de inscrição online e envio da documentação obrigatória.   Do dia 4 de fevereiro até 4 de março de 2025.   Candidato Homologação dos candidatos inscritos no sistema da Capes.   De 12 de março a 02 de abril de 2025. Pró-Reitoria de Pós- Graduação ou órgão equivalente Publicação da relação das inscrições homologadas. A partir de 8 de abril de 2025. Capes Análise técnica das candidaturas pela Capes. De 9 de abril a 23 de maio de 2025 Capes Interposição de recurso administrativo nos casos de indeferimento na etapa de análise técnica. Em até 10 dias corridos após a comunicação de indeferimento realizada pela CAPES.   Candidato Publicação da relação de aprovados na análise documental após recurso. A partir de 4 de junho de 2025. Capes Início das atividades no exterior. Setembro e Outubro de 2025. Bolsista    

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      XVIII EBRAMEM - ENCONTRO BRASILEIRO EM MADEIRAS E EM ESTRUTURAS DE MADEIRA 2025 Considerado o mais importante fórum nacional de discussão, atualização e divulgação de informações técnico-científicas voltado para as ciências aplicadas à madeira. O evento está em sua 18º edição e reunirá pesquisadores e profissionais do Brasil e do exterior, interessados em ampliar seus conhecimentos e buscar novos parceiros no setor da construção em madeira. Além do evento científico, o XVIII EBRAMEM terá oficinas práticas, visitas técnicas, feira de exposição e negócios e o Prêmio IBRAMEM de Arquitetura e Design em Madeira. O evento será realizado de 05 a 09 de maio de 2025, em Curitiba-PR, nas instalações da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), na Universidade Federal do Paraná e em escolas parceiras. Para o evento científico, os eixos temáticos são:1. Construções e sistemas construtivos: práticas nacionais e internacionais2. Arquitetura em madeira3. Projetos estruturais e de ligações em madeira (maciça, engenheirada, LWF)4. Industrialização da madeira5. Segurança contra incêndio nas edificações em madeira6. Conservação de edificações históricas em madeira7. Recuperação de estruturas de madeira8. Habitação em madeira9. Normas técnicas para estruturas de madeira10. Sustentabilidade e tópicos especiais Calendário:Inscrição e submissão de trabalhos completos não identificados: prorrogado para até 31/08/2024Aceite de artigos e Notificações de revisão: 01/08/2024 a 30/10/2024Submissão final dos trabalhos completos identificados: 01/11/2024 a 31/01/2025Congresso Científico: 05 a 07/05/2025Oficinas e Visitas Técnicas: 08 e 09/05/2025 ⚠️ Pesquisadores do Rio Grande do Sul terão extensão do prazo para o envio dos artigos completos. Para mais informações, entrem em contato pelo email ebramem18@gmail.com Para o envio dos trabalhos completos, acesse o link abaixo:https://www.even3.com.br/ebramem2025/ 🚨 INSCRIÇÕES ABERTAS!!!Clique no link abaixo para ver os valores:https://026f77e4-3fa7-44a7-8ab9-98155e7bd1e1.filesusr.com/ugd/0cf0c2_616f0011eca54bab91ad4a3be19fc2ac.pdfClique no link abaixo para se inscrever:https://www.even3.com.br/tickets/get/ebramem2025?even3_orig=get_tickets ⚠️ Lembramos que os(as) associados(as) do IBRAMEM com as anuidades em dia e novos(as) associados(as) usufruem de desconto na inscrição do evento. Para mais informações, acompanhe as atualizações em:site - https://ebramem18.wixsite.com/ebrameminstagram - @ebramem2025email - ebramem18@gmail.com Para saber como apoiar ou patrocinar o evento, acesse o link:https://ebramem18.wixsite.com/ebramem/c%C3%B3pia-evento-cient%C3%ADficohttps://ebramem18.wixsite.com/ebramem/colaboreemail - ebramem18@gmail.com        

  • Institucional

        Internacionalização do PPG-FAU/UnB.     A diretriz do PPG-FAU/UnB é fortalecer ações de internacionalização em consonância com diretivas da UnB e da CAPES. Para isso, a FAU-UnB mantém uma comissão de trabalho com o propósito de amparar e coordenar ações de internacionalização em nível de graduação e pós-graduação.      Atualmente, os projetos e atividades de internacionalização do PPG-FAU/UnB desenvolvem-se por meio de articulações em modalidades e graus de interação diversos, compreendendo 08 (oito) ações:    Acordos formais de cooperação e entendimento entre instituições;  Grupos e redes de pesquisa com parcerias internacionais;  Alunos internacionais, especialmente a partir dos Editais do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB, realizados anualmente; Mobilidade de docentes e discentes; Acolhimento de pesquisadores visitantes e pós-doutorandos; Organização de eventos internacionais;  Organização de palestras com professores e especialistas estrangeiros; e Publicações em periódicos internacionais, participação em livros e outras publicações com pesquisadores estrangeiros.     Entre as iniciativas para o fortalecimento das ações de internacionalização, destacam-se 06 (seis) ações:   Incentivar a inserção de professores visitantes ao Programa; Ampliar as orientações em cotutela e dupla titulação; Estimular bancas de defesa de mestrado e doutorado com pesquisadores estrangeiros, no sentido de fortalecer redes de pesquisa globais; Continuar a apoiar missões internacionais e de estágio pós-doutoral; Planejar disciplinas e atividades em língua estrangeira (Espanhol e Inglês); e Expandir acordos internacionais e consolidar essas ações de internacionalização dos Laboratórios e Grupos de Pesquisa, dando visibilidade a tais ações no site correspondente e em periódicos qualificados.       Cotutelas.   Universidade de Lisboa  Katholieke Universiteit Leuven      Programa de doutorado-sanduíche no exterior (PDSE).   Visa apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de bolsas de doutorado-sanduíche no exterior aos cursos de Doutorado reconhecidos pela CAPES. Seleção 2022 Seleção 2023 Seleção 2023 Seleção 2024 - Ata do resultado

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        Edital PPG FAU UnB nº 04/2025 – Bolsas de Demanda Social para Mestrado e Doutorado   A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU/UnB) abre inscrições para o processo seletivo de bolsas de demanda social destinadas a estudantes de mestrado (24 meses) e doutorado (48 meses) do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-FAU). As bolsas visam incentivar a dedicação integral aos estudos, priorizando candidatos em condição de vulnerabilidade socioeconômica e pertencentes a grupos afirmativos (indígenas, quilombolas, pessoas negras e com deficiência).   Principais informações: Critérios de prioridade:   Candidatos autodeclarados indígenas, quilombolas, negros ou com deficiência. Participantes de programas de assistência estudantil (PPAES) ou inscritos no CadÚnico. Remanescentes: avaliação por mérito acadêmico (40%) e condição socioeconômica (50%).   Documentação para inscrição (até 09/06/2024):   RG, Currículo Lattes atualizado, comprovantes de produção acadêmica e, se aplicável, documentos de ações afirmativas ou CadÚnico. Formulários online: https://forms.office.com/r/hz9XE64fQJ e https://forms.gle/F3raf6d5kf6vs1CC7   Obrigações dos bolsistas:   Excelência acadêmica (notas ≥ MS), publicação de artigos, participação em eventos e estágio de docência. Apresentação de relatórios anuais de atividades.   Cronograma:   Inscrições: 28/03 a 06/04/2025. Resultado parcial: 14/04/2025. Recurso: 15 a 16/04/2025 por e-mail para: ppg-fau@unb.br Resultado final: 18/04/2025.   Dúvidas?Entre em contato pelo e-mail ppg-fau@unb.br ou acesse o edital completo no site do PPG-FAU/UnB.     Edital PPG-FAU UnB nº 04/2025 - Formação da lista para bolsas de demanda social de mestrado e doutorado Anexo 1 - Critérios e pontuação para solicitação de bolsas para mestrado e doutorado do PPG-FAU/UnB Comunicado 01 - Resultado preliminar para formação da lista para bolsas de dememanda social de mestrado e doutorado Comunicado 02 - Resultado preliminar para formação da lista para bolsas de dememanda social de mestrado e doutorado atualizado Comunicado 03 - Resultado final para formação da lista pra bolsas de demanda socila de mestrado e doutorado Comunicado 04 - Lista de espera para concessáo de bolsas de estudos atualizada após cadastro de novos bolsistas em maio e 2025    

  • O semestre letivo 2021.1 foi iniciado, em formato não presencial, no dia 19 de julho de 2021.
  • O PPG-FAU é um Programa de Pós-Graduação subordinado ao CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), por isso quaisquer medidas dependem da decisão deste Conselho. Especialmente neste período de crise sanitária, a Pós-Graduação estará atenta às condutas e instruções advindas deste órgão técnico com funções deliberativa, normativa e consultiva. Além disso, o Programa se sensibiliza com a comunidade acadêmica e está à disposição para auxiliar por meio dos canais oficiais (site e e-mail - ppg-fau@unb.br). Outras formas de acesso a informações também podem ser encontradas no site da UnB e no repositório COVID 19 (http://repositoriocovid19.unb.br/).
  • Marcação de bancas de defesa e qualificação, bem como questões relativas aos respectivos prazos, devem ser enviadas ao e-mail da Secretaria do PPG-FAU: ppg-fau@unb.br
  • Em relação aos Trabalhos Programados (TPs), será necessário seguir procedimentos específicos. Observar as recomendações da circular 26/2020 do PPG-FAU: http://www.ppgfau.unb.br/images/forms/circular/SEI_UnB_-_5398703_-_Circular_026.pdf
  • A Biblioteca Central mantém um sistema de empréstimos físicos para estudantes de pós-graduação da UnB. Para mais detalhes, ver: https://bce.unb.br
  • A retomada seguirá as fases definidas no Plano Geral para a Retomada das Atividades Acadêmicas, elaborado pelo Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (CCAR).
  • De algum modo todos estamos limitados frente ao novo cenário posto: discentes, docentes e técnicos administrativos. Diante desta nova realidade, as “antigas” atividades deverão ser processadas e adequadas às atuais demandas, dentro dos parâmetros definidos pela resolução 59/2020 do CEPE. Por exemplo, as atividades síncronas (em tempo real) deverão prever registro em vídeo, de modo a permitir que os alunos as acompanhem, mesmo que não possam fazê-lo naquele exato momento. Também a verificação de frequência deverá prever a possibilidade de substituição da presença nas atividades síncronas por outras atividades. Para mais informações, ver: https://noticias.unb.br/images/Noticias/2020/Documentos/20200807ResolucaoCEPE592020.pdf
  • O processo de avaliação e registro de frequência será definido pelo professor de cada disciplina em Plano de Curso (aprovado em Colegiado), dentro dos parâmetros definidos pela resolução 59/2020 do CEPE, que adequam as atividades acadêmicas às novas possibilidades, demandas e dificuldades. Por exemplo, a avaliação deverá considerar atividades assíncronas, de modo a contemplar os alunos que não possam participar das atividades síncronas. Para mais informações, ver: https://noticias.unb.br/images/Noticias/2020/Documentos/20200807ResolucaoCEPE592020.pdf

Perguntas & Respostas (Pandemia e o PPG-FAU)

12.08.20 (Atuais)

Esclarecimento preliminar
O PPG-FAU é um Programa de Pós-Graduação subordinado ao CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), por isso quaisquer medidas dependem da decisão deste Conselho. Especialmente neste período de crise sanitária, a Pós-Graduação estará atenta às condutas e instruções advindas deste órgão técnico com funções deliberativa, normativa e consultiva. Além disso, o Programa se sensibiliza com a comunidade acadêmica e está à disposição para auxiliar por meio dos canais oficiais (site e e-mail - ppg-fau@unb.br). Outras formas de acesso a informações também podem ser encontradas no site da UnB e no repositório COVID 19 (http://repositoriocovid19.unb.br/).
Quando o semestre será retomado e quando haverá atividades presenciais?
A Universidade organizou um grupo responsável por ações que buscam a retomada das atividades e qualquer data de retorno depende do CEPE que emitiu a seguinte declaração: “Quando houver mudanças no cenário da pandemia no DF, o CEPE deve voltar a se reunir para deliberar sobre o andamento do calendário acadêmico. Todas as atividades realizadas no período de 9 de março (data do início do semestre) a 23 de março permanecerão válidas.”. Enquanto isso, a Universidade se organiza por meio do PLANO GERAL PARA A RETOMADA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS comandado pelo Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (CCAR).
Quando terminará o semestre 2020/1? Ainda haverá dois semestres letivos em 2020? Vai ser como em outras épocas que o calendário foi alterado, readaptando o calendário nas férias (aula em dezembro/janeiro/fevereiro)? ou o 1º semestre será dado no 2º semestre de 2020?
De acordo como CEPE, todas as atividades acadêmicas realizadas no período de 9 de março, data de início das aulas, e 23 de março, quando o CEPE aprovou a suspensão do calendário, estão válidas. Com a suspensão, as atividades, mesmo que virtuais, deixam de ser realizadas. Quando a situação for normalizada, haverá a devida reposição. Acreditamos que a UnB lançara novo calendário acadêmico prevendo os dois próximos semestres, devendo estes avançar pelo ano de 2021. Aguardemos!
Como serão as aulas quando o semestre voltar?
Tudo será coordenado de acordo com PLANO GERAL PARA A RETOMADA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS. O Plano de Retomada em desenvolvimento começa com as fases 0 e 1, com atividades acadêmicas não presenciais.
Como fica o calendário junto à CAPES?
Até o presente momento (24/06) o calendário da CAPES está mantido, com data para entrega do Relatório Sucupira do quadriênio 2017-2020 previsto para 20/12/2020. desta forma, o PPG-FAU trabalha com o calendário atual da Agência.
Haverá a possibilidade de acrescentar ou trancar disciplinas para cursar quando o semestre for retomado?
Sim. Junto com a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA/UnB), o Programa poderá fazer os ajustes de matrícula conforme as regras do PPG-FAU. Ver detalhes em: http://www.ppgfau.unb.br/images/Circulares/SEI_UnB_-_5398703_-_Circular_026.pdf
O semestre será retomado do mesmo jeito que parou? As mesmas matérias que eu estava inscrita, continuarei inscrita?
Sim, pois o calendário foi suspenso e não cancelado. Desta forma, a matrícula será válida para quando o calendário acadêmico for retomado.
Como ficam os prazos para qualificação e defesa final de mestrado e doutorado?
Dado o contexto de dificuldades generalizadas, haverá flexibilidade nos prazos por parte do PPG e da UnB. A Resolução CEPE n. 015/2020 trata da qualificação e defesa de tese ou dissertação, que podem ocorrer de modo não presencial. As bancas já agendadas ocorrerão na data e horário agendados, de forma remota. Caso seja necessário adiar tal banca é necessário formalizar o pedido junto à secretaria, pelo e-mail ppg-fau@unb.br conforme circular do PPG-FAU. Lembrando que para qualificação não há prazo para que a mesma ocorra, esta dependerá de uma conversa do discente e respectivo orientador(a).
Como serão realizadas as bancas?
As bancas ocorrerão na data e horário agendados, de forma remota (via plataforma ZOOM, com apoio da secretaria e do técnico Valmor Pazos). Caso seja necessário adiar tal banca é necessário formalizar tal pedido junto à secretaria, pelo e-mail ppg-fau@unb.br 
Há possibilidade de desenvolver pesquisas relacionadas à Covid-19?
Sim. A UnB, por meio do Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 (COES), implementa ações e cria várias frentes de pesquisa. Um desses desdobramentos foi o Ato n. 0449/2020, publicado pela Reitoria, que cria o Comitê de Pesquisa e Inovação de Combate à Covid-19 da Universidade de Brasília. Assim, a sua atuação se dará por meio de indução de projetos, a partir da análise de propostas provenientes das unidades acadêmicas e administrativas. Site do DPI. Além disso, há possibilidade de ingressar em editais de fluxo contínuo da Universidade e, fora dela, onde o estudante pode contribuir via editais do CNPq, FAP/DF e Capes. O PPG-FAU também disponibiliza pesquisas neste sentido e a Coordenação está aberta a orientar o público interessado.
Tendo em vista que as aulas, neste primeiro momento, serão remotas, o processo de avaliação será o mesmo das aulas presenciais?
O processo de avaliação e registro de frequência será definido pelo professor de cada disciplina em Plano de Curso (aprovado em Colegiado), dentro dos parâmetros definidos pela resolução 59/2020 do CEPE, que adequam as atividades acadêmicas às novas possibilidades, demandas e dificuldades. Por exemplo, a avaliação deverá considerar atividades assíncronas, de modo a contemplar os alunos que não possam participar das atividades síncronas. Para mais informações, ver:
https://noticias.unb.br/images/Noticias/2020/Documentos/20200807ResolucaoCEPE592020.pdf
Como serão concluídas as disciplinas que necessitam de visitas técnicas?
Isto será definido por cada professor quando da retomada das aulas, adequando-se -caso preciso - às novas possibilidades e demandas. Devemos também aguardar os procedimentos a serem enviados pelas instâncias superiores da UnB.
Tenho condições de infraestrutura para participar das aulas online, entretanto, tenho de cuidar de crianças que estão sem aula, o que impossibilitaria minha assiduidade nas atividades virtuais. Como esse caso será tratado?
De algum modo todos estamos limitados frente ao novo cenário posto: discentes, docentes e técnicos administrativos. Diante desta nova realidade, as “antigas” atividades deverão ser processadas e adequadas às atuais demandas, dentro dos parâmetros definidos pela resolução 59/2020 do CEPE. Por exemplo, as atividades síncronas (em tempo real) deverão prever registro em vídeo, de modo a permitir que os alunos as acompanhem, mesmo que não possam fazê-lo naquele exato momento. Também a verificação de frequência deverá prever a possibilidade de substituição da presença nas atividades síncronas por outras atividades. Para mais informações, ver: https://noticias.unb.br/images/Noticias/2020/Documentos/20200807ResolucaoCEPE592020.pdf
Como serão concluídas as disciplinas que necessitam de visitas técnicas?
Isto será definido por cada professor quando da retomada das aulas, adequando-se -caso preciso - às novas possibilidades e demandas. Devemos também aguardar os procedimentos a serem enviados pelas instâncias superiores da UnB.
Não recebi ainda a resposta sobre os certificados de proficiência em língua estrangeira, como ficará esta questão?
Por favor, entrem em contato com a secretaria do PPG-FAU pelo e-mail ppg-fau@unb.br
Como fica o calendário junto à CAPES?
Até o presente momento (01/07) o calendário da CAPES está mantido, com data para entrega do Relatório Sucupira do quadriênio 2017-2020 previsto para 20/12/2020. O PPG-FAU trabalha com o calendário atual da Agência, mas haverá flexibilidade de prazos, a ser considerada individualmente. Assim, os alunos que necessitarem de extensão de prazo imediata poderão solicitá-la ao Programa, pelo e-mail ppg-fau@unb.br. Os alunos que vierem a necessitar de extensão de prazo no futuro poderão solicitá-la, pelo mesmo canal.
Será possível trancar o semestre letivo após a retomada?
Conforme a resolução 59/2020 do CEPE, será possível trancar o semestre até seu último dia letivo, por meio da retirada de todas as disciplinas matriculadas. O trancamento será considerado “trancamento geral justificado”. Para mais informações, ver: https://noticias.unb.br/images/Noticias/2020/Documentos/20200807ResolucaoCEPE592020.pdf
Como fica a situação de quem se inscreveu como aluno especial para o semestre 2020/1?
Alunos especiais matriculados em disciplinas terão direito a permanecer nas respectivas. Caso queiram cancelar a matrícula deverão encaminhar solicitação informando nome completo, número do CPF, nome da disciplina a ser cancelada e dados bancários do aluno para restituição dos valores. Casos específicos devem ser direcionados à Secretaria do PPG-FAU (e-mail: ppg-fau@unb.br).
Minha dúvida não foi contemplada, o que faço?
Mande sua dúvida para ppg.fau.retomada@gmail.com e fique atento às atualizações aqui no site do PPG.
  • O semestre letivo 2021.1 foi iniciado, em formato não presencial, no dia 19 de julho de 2021.
  • O PPG-FAU é um Programa de Pós-Graduação subordinado ao CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), por isso quaisquer medidas dependem da decisão deste Conselho. Especialmente neste período de crise sanitária, a Pós-Graduação estará atenta às condutas e instruções advindas deste órgão técnico com funções deliberativa, normativa e consultiva. Além disso, o Programa se sensibiliza com a comunidade acadêmica e está à disposição para auxiliar por meio dos canais oficiais (site e e-mail - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Outras formas de acesso a informações também podem ser encontradas no site da UnB e no repositório COVID 19 (http://repositoriocovid19.unb.br/).
  • Marcação de bancas de defesa e qualificação, bem como questões relativas aos respectivos prazos, devem ser enviadas ao e-mail da Secretaria do PPG-FAU: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Em relação aos Trabalhos Programados (TPs), será necessário seguir procedimentos específicos. Observar as recomendações da circular 26/2020 do PPG-FAU: http://www.ppgfau.unb.br/images/forms/circular/SEI_UnB_-_5398703_-_Circular_026.pdf
  • A Biblioteca Central mantém um sistema de empréstimos físicos para estudantes de pós-graduação da UnB. Para mais detalhes, ver: https://bce.unb.br
  • A retomada seguirá as fases definidas no Plano Geral para a Retomada das Atividades Acadêmicas, elaborado pelo Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (CCAR).
  • De algum modo todos estamos limitados frente ao novo cenário posto: discentes, docentes e técnicos administrativos. Diante desta nova realidade, as “antigas” atividades deverão ser processadas e adequadas às atuais demandas, dentro dos parâmetros definidos pela resolução 59/2020 do CEPE. Por exemplo, as atividades síncronas (em tempo real) deverão prever registro em vídeo, de modo a permitir que os alunos as acompanhem, mesmo que não possam fazê-lo naquele exato momento. Também a verificação de frequência deverá prever a possibilidade de substituição da presença nas atividades síncronas por outras atividades. Para mais informações, ver: https://noticias.unb.br/images/Noticias/2020/Documentos/20200807ResolucaoCEPE592020.pdf
  • O processo de avaliação e registro de frequência será definido pelo professor de cada disciplina em Plano de Curso (aprovado em Colegiado), dentro dos parâmetros definidos pela resolução 59/2020 do CEPE, que adequam as atividades acadêmicas às novas possibilidades, demandas e dificuldades. Por exemplo, a avaliação deverá considerar atividades assíncronas, de modo a contemplar os alunos que não possam participar das atividades síncronas. Para mais informações, ver: https://noticias.unb.br/images/Noticias/2020/Documentos/20200807ResolucaoCEPE592020.pdf

Perguntas & Respostas (Pandemia e o PPG-FAU)

12.08.20 (Atuais)

Esclarecimento preliminar
O PPG-FAU é um Programa de Pós-Graduação subordinado ao CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), por isso quaisquer medidas dependem da decisão deste Conselho. Especialmente neste período de crise sanitária, a Pós-Graduação estará atenta às condutas e instruções advindas deste órgão técnico com funções deliberativa, normativa e consultiva. Além disso, o Programa se sensibiliza com a comunidade acadêmica e está à disposição para auxiliar por meio dos canais oficiais (site e e-mail - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Outras formas de acesso a informações também podem ser encontradas no site da UnB e no repositório COVID 19 (http://repositoriocovid19.unb.br/).
Quando o semestre será retomado e quando haverá atividades presenciais?
A Universidade organizou um grupo responsável por ações que buscam a retomada das atividades e qualquer data de retorno depende do CEPE que emitiu a seguinte declaração: “Quando houver mudanças no cenário da pandemia no DF, o CEPE deve voltar a se reunir para deliberar sobre o andamento do calendário acadêmico. Todas as atividades realizadas no período de 9 de março (data do início do semestre) a 23 de março permanecerão válidas.”. Enquanto isso, a Universidade se organiza por meio do PLANO GERAL PARA A RETOMADA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS comandado pelo Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (CCAR).
Quando terminará o semestre 2020/1? Ainda haverá dois semestres letivos em 2020? Vai ser como em outras épocas que o calendário foi alterado, readaptando o calendário nas férias (aula em dezembro/janeiro/fevereiro)? ou o 1º semestre será dado no 2º semestre de 2020?
De acordo como CEPE, todas as atividades acadêmicas realizadas no período de 9 de março, data de início das aulas, e 23 de março, quando o CEPE aprovou a suspensão do calendário, estão válidas. Com a suspensão, as atividades, mesmo que virtuais, deixam de ser realizadas. Quando a situação for normalizada, haverá a devida reposição. Acreditamos que a UnB lançara novo calendário acadêmico prevendo os dois próximos semestres, devendo estes avançar pelo ano de 2021. Aguardemos!
Como serão as aulas quando o semestre voltar?
Tudo será coordenado de acordo com PLANO GERAL PARA A RETOMADA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS. O Plano de Retomada em desenvolvimento começa com as fases 0 e 1, com atividades acadêmicas não presenciais.
Como fica o calendário junto à CAPES?
Até o presente momento (24/06) o calendário da CAPES está mantido, com data para entrega do Relatório Sucupira do quadriênio 2017-2020 previsto para 20/12/2020. desta forma, o PPG-FAU trabalha com o calendário atual da Agência.
Haverá a possibilidade de acrescentar ou trancar disciplinas para cursar quando o semestre for retomado?
Sim. Junto com a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA/UnB), o Programa poderá fazer os ajustes de matrícula conforme as regras do PPG-FAU. Ver detalhes em: http://www.ppgfau.unb.br/images/Circulares/SEI_UnB_-_5398703_-_Circular_026.pdf
O semestre será retomado do mesmo jeito que parou? As mesmas matérias que eu estava inscrita, continuarei inscrita?
Sim, pois o calendário foi suspenso e não cancelado. Desta forma, a matrícula será válida para quando o calendário acadêmico for retomado.
Como ficam os prazos para qualificação e defesa final de mestrado e doutorado?
Dado o contexto de dificuldades generalizadas, haverá flexibilidade nos prazos por parte do PPG e da UnB. A Resolução CEPE n. 015/2020 trata da qualificação e defesa de tese ou dissertação, que podem ocorrer de modo não presencial. As bancas já agendadas ocorrerão na data e horário agendados, de forma remota. Caso seja necessário adiar tal banca é necessário formalizar o pedido junto à secretaria, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. conforme circular do PPG-FAU. Lembrando que para qualificação não há prazo para que a mesma ocorra, esta dependerá de uma conversa do discente e respectivo orientador(a).
Como serão realizadas as bancas?
As bancas ocorrerão na data e horário agendados, de forma remota (via plataforma ZOOM, com apoio da secretaria e do técnico Valmor Pazos). Caso seja necessário adiar tal banca é necessário formalizar tal pedido junto à secretaria, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Há possibilidade de desenvolver pesquisas relacionadas à Covid-19?
Sim. A UnB, por meio do Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 (COES), implementa ações e cria várias frentes de pesquisa. Um desses desdobramentos foi o Ato n. 0449/2020, publicado pela Reitoria, que cria o Comitê de Pesquisa e Inovação de Combate à Covid-19 da Universidade de Brasília. Assim, a sua atuação se dará por meio de indução de projetos, a partir da análise de propostas provenientes das unidades acadêmicas e administrativas. Site do DPI. Além disso, há possibilidade de ingressar em editais de fluxo contínuo da Universidade e, fora dela, onde o estudante pode contribuir via editais do CNPq, FAP/DF e Capes. O PPG-FAU também disponibiliza pesquisas neste sentido e a Coordenação está aberta a orientar o público interessado.
Tendo em vista que as aulas, neste primeiro momento, serão remotas, o processo de avaliação será o mesmo das aulas presenciais?
O processo de avaliação e registro de frequência será definido pelo professor de cada disciplina em Plano de Curso (aprovado em Colegiado), dentro dos parâmetros definidos pela resolução 59/2020 do CEPE, que adequam as atividades acadêmicas às novas possibilidades, demandas e dificuldades. Por exemplo, a avaliação deverá considerar atividades assíncronas, de modo a contemplar os alunos que não possam participar das atividades síncronas. Para mais informações, ver:
https://noticias.unb.br/images/Noticias/2020/Documentos/20200807ResolucaoCEPE592020.pdf
Como serão concluídas as disciplinas que necessitam de visitas técnicas?
Isto será definido por cada professor quando da retomada das aulas, adequando-se -caso preciso - às novas possibilidades e demandas. Devemos também aguardar os procedimentos a serem enviados pelas instâncias superiores da UnB.
Tenho condições de infraestrutura para participar das aulas online, entretanto, tenho de cuidar de crianças que estão sem aula, o que impossibilitaria minha assiduidade nas atividades virtuais. Como esse caso será tratado?
De algum modo todos estamos limitados frente ao novo cenário posto: discentes, docentes e técnicos administrativos. Diante desta nova realidade, as “antigas” atividades deverão ser processadas e adequadas às atuais demandas, dentro dos parâmetros definidos pela resolução 59/2020 do CEPE. Por exemplo, as atividades síncronas (em tempo real) deverão prever registro em vídeo, de modo a permitir que os alunos as acompanhem, mesmo que não possam fazê-lo naquele exato momento. Também a verificação de frequência deverá prever a possibilidade de substituição da presença nas atividades síncronas por outras atividades. Para mais informações, ver: https://noticias.unb.br/images/Noticias/2020/Documentos/20200807ResolucaoCEPE592020.pdf
Como serão concluídas as disciplinas que necessitam de visitas técnicas?
Isto será definido por cada professor quando da retomada das aulas, adequando-se -caso preciso - às novas possibilidades e demandas. Devemos também aguardar os procedimentos a serem enviados pelas instâncias superiores da UnB.
Não recebi ainda a resposta sobre os certificados de proficiência em língua estrangeira, como ficará esta questão?
Por favor, entrem em contato com a secretaria do PPG-FAU pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Como fica o calendário junto à CAPES?
Até o presente momento (01/07) o calendário da CAPES está mantido, com data para entrega do Relatório Sucupira do quadriênio 2017-2020 previsto para 20/12/2020. O PPG-FAU trabalha com o calendário atual da Agência, mas haverá flexibilidade de prazos, a ser considerada individualmente. Assim, os alunos que necessitarem de extensão de prazo imediata poderão solicitá-la ao Programa, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os alunos que vierem a necessitar de extensão de prazo no futuro poderão solicitá-la, pelo mesmo canal.
Será possível trancar o semestre letivo após a retomada?
Conforme a resolução 59/2020 do CEPE, será possível trancar o semestre até seu último dia letivo, por meio da retirada de todas as disciplinas matriculadas. O trancamento será considerado “trancamento geral justificado”. Para mais informações, ver: https://noticias.unb.br/images/Noticias/2020/Documentos/20200807ResolucaoCEPE592020.pdf
Como fica a situação de quem se inscreveu como aluno especial para o semestre 2020/1?
Alunos especiais matriculados em disciplinas terão direito a permanecer nas respectivas. Caso queiram cancelar a matrícula deverão encaminhar solicitação informando nome completo, número do CPF, nome da disciplina a ser cancelada e dados bancários do aluno para restituição dos valores. Casos específicos devem ser direcionados à Secretaria do PPG-FAU (e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
Minha dúvida não foi contemplada, o que faço?
Mande sua dúvida para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e fique atento às atualizações aqui no site do PPG.