Projeto de pesquisa

Resumo:

Considerando que o Conjunto Urbanístico de Brasília possui valor excepcional, como um sitio cultural e que deve ser protegido para o benefício da humanidade, a pesquisa objetiva questões sobre a importância de se preservar não somente o significado histórico, artístico e cultural implícito no desenho original de Lucio Costa, mas associar ao projeto de educação patrimonial do DF as histórias da pré-existências da formação do DF, além das culturas que foram trazidas pelos candangos e incorporadas como saberes locais das 32 regiões administrativas do DF. Desta maneira, objetiva fomentar as relações socioculturais entre as regiões administrativas do DF. Além disso, busca promover uma articulação entre a Universidade de Brasília/Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, o IPHAN/DF/Nacional e as Secretariaria da Educação e de Cultura do DF por meio de ensino e pesquisa, a partir de programas de colaboração técnica e convênios. A pesquisa propõe a construção de material pedagógico que possa contribuir para a abordagem do tema “educação patrimonial” de maneira eficiente, lúdica e esclarecedora, a fim de sensibilizar as crianças nas primeiras fases de sua formação e, concomitantemente, situar a consciência de cidadania, implícita ao desenho da cidade. Além disso, permitir que os jovens adquiram as competências necessárias para promover a conservação do bens patrimoniais e culturais e, desta maneira, formem novas atitude, com vistas a estabelecer um compromisso permanente ao exercício da cidadania e que inclui o entendimento da preservação da cidade para as gerações presentes e futuras, e assim desempenhem um papel decisivo na salvaguarda de suas cidades.

Integrantes: 

Cláudia da Conceição Garcia

Financiamento: FAPDF (2016-2017) SECRETARIA DA CULTURA DO DF (2019)