Projeto de pesquisa

Projetos internacionais:

2022 - Atual

Resumo:

Paisagens em rápida transformação em territórios urbanos espraiados e regiões metropolitanas são objetos dessa pesquisa que tem como objetivo construir novas metodologias de projeto e planejamento. Os paradigmas urbanísticos caracterizados pelo desejo de grande densidades, de centralidades únicas e de pequenos deslocamentos não contiveram os processos de urbanização dentro de seus perímetros ou solucionaram suas problemáticas. O fenômeno da urbanização do século XXI se operacionaliza e se sustenta por meio do intrincado agenciamento de espaços externos às cidades, onde se desenvolvem atividades produtivas, extrativistas, redes de infraestrutura, de logística e de comunicação e são construídas habitações e equipamentos urbanos. Afinal, se essas dinâmicas de implosão e explosão do urbano produzem espaços outros, chamados de territórios dispersos e fragmentados, não seria pertinente retomar a problematizaçãoda arquitetura enquanto prática sociopolítica com potencial de transformação e melhoria da qualidade de vida dessas paisagens consideradas à margem? Este projeto tem como objetivo propor uma abordagem multidisciplinar sobre arquitetura, cidade e paisagem composta por encaminhamentos metodológicos correlatos. O primeiro, de ordem teórica, pretende investigar discussões sobre arquitetura, desenho e paisagem. O segundo, trata da revisão da historiografia e da construção de estudos histórico-analíticos. Por fim, o terceiro procedimento baseia-se na análise das estratégias projetuais como chave de compreensão do caráter tectônico da arquitetura, seus enredos e articulações de implantação, bem como suas transformações urbanas, denominadas neste estudo de narrativas de paisagens projetadas, construídas e vivenciadas..Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.Alunos envolvidos: Doutorado: (3) .

Integrantes: Luciana Saboia Fonseca Cruz - Coordenador / David Vanderburgh - Integrante / Rogério Rezende - Integrante / Carolina Pescatori - Integrante / Liz da Costa Sandoval - Integrante / Leandro de Souza Cruz - Integrante / Anie Caroline Afonso Figueira - Integrante / Pedro Augusto do Nascimento - Integrante / Christine Fontaine - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa
Doutorados sanduíches em andamento:
Anie Caroline Afonso Figueira
Pedro Augusto do Nascimento
Rogério Rezende
Doutorado em cotutela:
"O centro de Brasília: (re)definindo o conceito de centralidade urbana".
Rogério Rezende
Estágios pós-doutorais no exterior:
Liz da Costa Sandoval ( ver Lattes: http://lattes.cnpq.br/1123233162459301)