Por que fazer doutorado no PPGFAU–UnB?

Por quê?

Estrutura geral

O curso de Doutorado, compreende 38 créditos em disciplinas distribuídos em: 10 créditos em disciplinas obrigatórias e 28 créditos em disciplinas optativas (deste, até 8 em disciplinas de domínio conexo). No primeiro ano, deve cursar a disciplina obrigatória “Seminário em Arquitetura e Urbanismo”, como também três disciplinas optativas. Ressalta-se que 70% dos créditos de disciplinas do Mestrado podem ser aproveitados como estudos concluídos.

Trabalhos programados

As disciplinas de "Trabalho Programado" integralizam créditos para as mais diversas atividades de formação como publicação em anais de eventos, publicações em periódicos qualificados da área, trabalhos de extensão, leitura orientadas, trabalhos de campo, etc.. Desta forma compatibiliza a integração curricular e especificidades de cada linha de pesquisa e consolida condições para interdisciplinaridade. A elaboração da pesquisa em andamento será feita a partir dos  “Trabalhos Programados 1 e 2”, como também por participação em atividades do Laboratório e/ou Grupo de Pesquisa e do PPG-FAU. O “Trabalho Programado 3”, requer do discente participação em eventos, publicações, trabalhos de extensão, leitura orientada, etc. É  pré-requisito para a banca de qualificação do doutorado e possui como produto a elaboração dos resultados parciais da pesquisa.

Qualificação e redação da tese

No segundo ano, o discente dedica-se à finalização do texto para qualificação de tese a ser examinada por banca presidida pelo orientador e composta por um membro interno e dois membros externos. Além das disciplinas optativas, recomenda-se Estágio Docência e outras atividades de pesquisa. No terceiro ano, após a banca de qualificação de doutorado, o discente coloca em avaliação questões metodológicas e produz a redação preliminar dos capítulos da tese. Por fim, no quarto ano, o discente concentra-se na redação final do trabalho de Tese e na revisão técnica da pesquisa. A defesa de tese será presidida pelo orientador, sendo composta ainda por um membro interno e dois membros externos  à UnB (conforme resolução em aprovação no CEPE/UnB). O trabalho, uma vez aprovado pela banca, deve ser submetido ao repositório da Biblioteca Central da UnB.

Quero me inscrever!

Acesse a página da Seleção de aluno regular. O próximo edital de seleção deve ser publicado em julho. Fique atento a este site ou peça à Secretaria para incluir seu e-mail na nossa lista de difusão.