Pesquisador permanente

21 de Maio de 2021

Desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado na Universidade de Harvard (Visiting Scholar 2019-2020), ligado ao Harvard Herbarium na Faculty of Arts and Sciences e à Escola de Design (Graduate School of Design - GSD), onde é pesquisador colaborador no Critical Landscapes Design Lab (Bolsista Pós-Doc FAP-DF 2019) e fez parte o Harvard Postdoc Association (2019-2020). É Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2006). Especialista em Reabilitação Ambiental Sustentável pela Universidade de Brasília - UnB (Reabilita, 2007). Mestre (2009) e Doutor (2013) em Arquitetura e Urbanismo - UnB. Durante o doutorado, realizou estágio internacional de pesquisa em Energia e Ambiente na Universidade Politécnica da Catalunya, em Barcelona - Espanha (Doutorado Sanduíche / Bolsista Erasmus Mundus/2009-2010). Participou do Programa de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas - RHAE, onde teve como produto de inovação o registro de software pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual), tendo sido bolsista CNPq - 2012/2013. É pesquisador do Laboratório de Sustentabilidade Aplicada à Arquitetura e ao Urbanismo - LaSUS/UnB, atuou no Plano Diretor do Campus da UnB Gama (Programa REUNI) e no Projeto Hemorrede Sustentável (Ministério da Saúde). É pesquisador no Laboratório de Controle Ambiental - Lacam/UnB, onde foi bolsista PROCEL/Eletrobras na implementação do Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações - 2008/2009) onde desenvolve parcerias com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE para implementação de Eficiência Energética e Conforto Térmico em Escolas Públicas (Projeto Escolas Bioclimáticas). Atualmente é professor adjunto vinculado ao Departamento de Tecnologia da FAU-UnB desde 2011, onde atua na Graduação, Extensão, Pós-Graduação e na gestão acadêmica (foi Coordenador de Extensão de 2013 a 2016 e Coordenador de Graduação 2017-2018. É professor credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Orientador de Mestrado e Doutorado) além de coorientador de mestrado e doutorado em outros programas no Brasil e no exterior, além de co-advisor do Grupo de Estudos da ASHRAE Brasília Student Branch. É professor da Pós-Graduação Lato Sensu Reabilita, onde também é coordenador científico da 10a Edição do Curso de Especialização. Desenvolveu pesquisas de pós-doutoramento na CICS (Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais) da Universidade Nova de Lisboa (UNL, 2016) na área de e-Planning (Planejamento e Tecnologias Computacionais). É líder do grupo de pesquisa em Simulação Computacional no Ambiente Construído (www.sicac.unb.br), a rede-social para divulgação científica: @bioclimatics (Instagram/Twitter) e vice-líder do LaSUS/UnB (www.lasus.unb.br).

Arquiteta e Urbanista pela Universidade de Brasília (1997) com estudos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - FAU/UFRGS (1994), obteve DEA em Arquitetura (2003), doutorado em Teoria e História da Arquitetura e da Cidade na Université Catholique de Louvain, UCL - Bélgica (2009) com bolsa da CAPES e estudos de pós-doutoramento na Harvard Graduate School of Design, EUA. Orienta IC (menção 2016, 2017), TFG (NAB/IAB-DF, 2015; Ópera Prima, 2013), dissertações e teses. É professora (Associada I - DE) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UnB (2010) onde foi vice-diretora (2015-2019). Participa do grupo de pesquisa Paisagem, Projeto e Planejamento - UnB/CNPq, vinculado ao Laboratório Estudos da Urbe - LABEURBE (PPG-FAU/UnB), onde foi coordenadora (2015-2016).É também membro de outros grupos de pesquisa nacionais e também internacionais ( Harvard GSD, EUA; UCLouvain, KU Leuven, Belgium; ENSA Paris-Malaquais). Organizou em parceria com Maria Fernanda Derntl o livro 'Brasília 50 +50: cidade, história e projeto/Brasilia 50 +50: city, history and design' (Brasília, Editora da UnB, 2014). Elabora projetos de arquitetura e urbanismo (menção IAB-SP, 2016; premiação na NAB/IAB-DF, 2015). Pesquisa e publica sobre a relação entre paisagem, cultura e projeto com enfoque nas questões sobre arquitetura moderna, teoria e ensino do projeto. É pesquisadora PQ2 do CNPq, pesquisadora visitante no laboratório 'Office for Urbanization' da Harvard Graduate School of Design, EUA e pesquisadora associada ao Laboratoire Infrastructure, Architecture, Territoire - LIAT, École nationale supérieure d'architecture Paris-Malaquais. 

Foto da pesquisadora

Engenheira Civil (UFMS, 1982). Mestrado em Arquitetura com ênfase em Economia e Habitabilidade da Arquitetura (UFRGS, 2001). Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UNB, 2015) com ênfase na área de Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade. Estágio Pós-Doutoral realizado no ambiente do grupo de pesquisa INOVISÃO - Desenvolvimento e Inovação em Visão Computacional, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB, 2019). É professora do Departamento de Tecnologia da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB (FAU–UnB), atuando na graduação e pós-graduação. No PPG_FAUUNB atua nas linhas de pesquisa Tecnologia de Produção do Ambiente Construído e Patrimônio Cultural e Preservação. É membro dos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: 1) Simulação Computacional no Ambiente Construído — SiCAC ; 2) Documentação, modelagem e conservação do patrimônio. Desde 2017 é membro titular do CT-SINAT (Comitê Técnico do Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos e Sistemas Inovadores e Convencionais no âmbito do PBQP-H do Ministério do Desenvolvimento Regional). Na extensão, participa do projeto ATHOS-Assistência Técnica para Habitação de Origem Social: Acesso à Moradia e à formação profissional para população em vulnerabilidade social em São Sebastião, Distrito Federal. Faz parte do projeto de pesquisa financiado pelo CNPq Escolas Bioclimáticas: Diretrizes de Conforto Térmico e Eficiência Energética para Ambientes de Ensino Apoiadas por Simulações Computacionais. Atualmente, conduz os projetos de pesquisa: a) Qualidade Construtiva e Desempenho Higrotérmico das Edificações, e b) Avaliação do Estado de Conservação do Patrimônio Moderno. Temas de interesse: condições de exposição, desempenho higrotérmico, medições, monitoramento e simulações computacionais, durabilidade e degradação das edificações, inspeções prediais, manutenção, reabilitação, estado de conservação das edificações, necessidades habitacionais, inadequação de moradia, melhoria habitacional, assistência técnica, visão computacional, HBIM. Possui experiência no setor da construção civil em execução de obras, elaboração de projetos arquitetônicos e consultorias na área da qualidade construtiva.

Foto da pesquisadora

Professora e pesquisadora na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília desde 2010. Graduada em Arquitetura e Urbanismo (1995), mestre (2004) e doutora (2010) em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em Delft, Holanda (2018). Autora do livro Método e Arte: urbanização e formação territorial na capitania de São Paulo, 1765-1811 (ed. Alameda/FAPESP, 2013, menção honrosa ANPUR 2013 e 2015). Organizou livros sobre temáticas pertinentes à história da cidade e do urbano, entre os quais Brasília 50+50: cidade, história e projeto (com L. Saboia, EdUnB/2014), Arquitetura, Estética e Cidade: questões da modernidade (com E. Peixoto, FAU-UnB, 2014) e Cotidianos, escolas e patrimônio: percepções antropourbanísticas da capital do Brasil (com C. P. Moura e E. Peixoto, EdUnB, 2021). É editora associada da revista Paranoá e desenvolve atividades editoriais em periódicos qualificados. Lidera o grupo de pesquisa interdisciplinar Capital e Periferia (CNPq-UnB), com apoio do CNPq, da FAP-DF, da CAPES e do DPI-UnB. Bolsista produtividade CNPq (2018-2020). Orienta pesquisas de mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação da FAU-UnB e participa da organização e da comissão científica de eventos na área de História da Cidade e do Urbanismo. É coordenadora da área de Teoria, História e Crítica no PPG-FAU-UnB. Colabora com iniciativas de pesquisa em parceria com a Universidade de Pretoria, na África do Sul. Sua pesquisa atual aborda a história, a formação territorial, o planejamento urbano-regional e as representações sociais de Brasília, com ênfase nas cidades-satélites e nos espaços situados além do Plano Piloto. Em 2021, foi contemplada com o X Prêmio Milton Santos de artigo (ANPUR).

Foto do pesquisador

Geólogo pela Universidade de Brasília (1999), Mestre e Doutor em Arquitetura e Urbanismo (2003 e 2008), pela Universidade de Brasília. É Professor Associado I - DE da Universidade de Brasília. Coordena o Núcleo Brasília do INCT do Observatório das Metrópoles/IPPUR/UFRJ, desde 2009. Coordena o Grupo de Pesquisa Núcleo Brasília, no qual são estudados questões espaciais em apoio à compreensão e ao planejamento urbano e ambiental da Área Metropolitana de Brasília. Participa dos Grupos de Pesquisa Dimensão Morfológicas do Processo de Urbanismo-DIMPU e A Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo. Atua como professor no curso de graduação em Gestão Ambiental no campus Faculdade UnB Planaltina (FUP); no programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-FAU/UnB), no qual é orientador de mestrado e doutorado; no Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Unesp-UnB); e no Curso de Especialização Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística (PPG-FAU/UnB). Pesquisa e publica nas áreas de Planejamento Urbano, Ambiental e Regional, com ênfase em Técnicas de Análise e Avaliação Urbana e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, planejamento urbano, meio ambiente, planejamento espacial e sensoriamento remoto.

20 de Maio de 2021

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (1995), obteve DEA (Villes et Sociétés) pelo Institut d?Urbanisme de Grenoble, Université Pierre Mendès France – IUG/UPMF (1997), doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília – SOL/UnB (2002) com bolsa CAPES, incluindo um período Sanduíche no Center of Latin American Studies da University of California Berkeley – CLAS/UC Berkeley (2001). Bolsista Recém-doutora da CAPES entre 2003 e 2007 junto ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília - PPG/FAU-UnB, realizou estudos de pós-doutoramento no Laboratoire PACTE – IUG/IGEA - UPMF (2008-2009). Também foi consultora da UNESCO no Escritório Nacional em Brasília, em 2009. É professora (Adjunta IV – DE) FAU/UnB (12/2009) onde foi Chefe do Departamento de Teoria, História e Crítica – THAU (2017–2019). Orienta IC (menções 2014 e 2017), TFG, dissertações e teses. Coordena o Projeto de Pesquisa Arquiteturas Impressas, parte do Grupo de Pesquisa Documentação, Modelagem e Preservação do Patrimônio Cultural – UnB/CNPq, vinculado ao LabEUrbe (PPG/FAU-UnB), Laboratório de Estudos da Urbe do qual foi fundadora e Coordenadora (2013–2015). Integrou o júri do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade do IPHAN em suas 27.a, 28.a, 29.a Edições (2014, 2015 e 2016). Pesquisa e publica sobre a preservação do patrimônio cultural e suas interfaces com questões da arquitetura e urbanismo modernos, da teoria e ensino de projeto, da documentação, do desenvolvimento local e inserção internacional, da paisagem, das narrativas e representações, da participação popular, das políticas públicas, tendo buscado aproximações recentes com os campos da ciência política e etnografia. Entre agosto de 2019 e fevereiro de 2020 foi Academic Visitor no Latin American Centre da University of Oxford – LAC/OX com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal – FAPDF. É co-autora de vários artigos publicados em livros incluindo Brasília 50 anos, da capital a metropole, Brasília 50 + 50, cidade, história e projeto, A Conservacão do Patrimônio no Brasil ? Teoria e Prática e Patrimônio em Transformacão – Atualidades e Permanências na Preservacão de Bens Cuturais em Brasília.