• O semestre letivo 2021.1 foi iniciado, em formato não presencial, no dia 19 de julho de 2021.
  • O PPG-FAU é um Programa de Pós-Graduação subordinado ao CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), por isso quaisquer medidas dependem da decisão deste Conselho. Especialmente neste período de crise sanitária, a Pós-Graduação estará atenta às condutas e instruções advindas deste órgão técnico com funções deliberativa, normativa e consultiva. Além disso, o Programa se sensibiliza com a comunidade acadêmica e está à disposição para auxiliar por meio dos canais oficiais (site e e-mail - ppg-fau@unb.br). Outras formas de acesso a informações também podem ser encontradas no site da UnB e no repositório COVID 19 (http://repositoriocovid19.unb.br/).
  • Marcação de bancas de defesa e qualificação, bem como questões relativas aos respectivos prazos, devem ser enviadas ao e-mail da Secretaria do PPG-FAU: ppg-fau@unb.br
  • Em relação aos Trabalhos Programados (TPs), será necessário seguir procedimentos específicos. Observar as recomendações da circular 26/2020 do PPG-FAU: http://www.ppgfau.unb.br/images/forms/circular/SEI_UnB_-_5398703_-_Circular_026.pdf
  • A Biblioteca Central mantém um sistema de empréstimos físicos para estudantes de pós-graduação da UnB. Para mais detalhes, ver: https://bce.unb.br
  • A retomada seguirá as fases definidas no Plano Geral para a Retomada das Atividades Acadêmicas, elaborado pelo Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (CCAR).
  • De algum modo todos estamos limitados frente ao novo cenário posto: discentes, docentes e técnicos administrativos. Diante desta nova realidade, as “antigas” atividades deverão ser processadas e adequadas às atuais demandas, dentro dos parâmetros definidos pela resolução 59/2020 do CEPE. Por exemplo, as atividades síncronas (em tempo real) deverão prever registro em vídeo, de modo a permitir que os alunos as acompanhem, mesmo que não possam fazê-lo naquele exato momento. Também a verificação de frequência deverá prever a possibilidade de substituição da presença nas atividades síncronas por outras atividades. Para mais informações, ver: https://noticias.unb.br/images/Noticias/2020/Documentos/20200807ResolucaoCEPE592020.pdf
  • O processo de avaliação e registro de frequência será definido pelo professor de cada disciplina em Plano de Curso (aprovado em Colegiado), dentro dos parâmetros definidos pela resolução 59/2020 do CEPE, que adequam as atividades acadêmicas às novas possibilidades, demandas e dificuldades. Por exemplo, a avaliação deverá considerar atividades assíncronas, de modo a contemplar os alunos que não possam participar das atividades síncronas. Para mais informações, ver: https://noticias.unb.br/images/Noticias/2020/Documentos/20200807ResolucaoCEPE592020.pdf

Perguntas & Respostas (Pandemia e o PPG-FAU)

12.08.20 (Atuais)

Esclarecimento preliminar
O PPG-FAU é um Programa de Pós-Graduação subordinado ao CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), por isso quaisquer medidas dependem da decisão deste Conselho. Especialmente neste período de crise sanitária, a Pós-Graduação estará atenta às condutas e instruções advindas deste órgão técnico com funções deliberativa, normativa e consultiva. Além disso, o Programa se sensibiliza com a comunidade acadêmica e está à disposição para auxiliar por meio dos canais oficiais (site e e-mail - ppg-fau@unb.br). Outras formas de acesso a informações também podem ser encontradas no site da UnB e no repositório COVID 19 (http://repositoriocovid19.unb.br/).
Quando o semestre será retomado e quando haverá atividades presenciais?
A Universidade organizou um grupo responsável por ações que buscam a retomada das atividades e qualquer data de retorno depende do CEPE que emitiu a seguinte declaração: “Quando houver mudanças no cenário da pandemia no DF, o CEPE deve voltar a se reunir para deliberar sobre o andamento do calendário acadêmico. Todas as atividades realizadas no período de 9 de março (data do início do semestre) a 23 de março permanecerão válidas.”. Enquanto isso, a Universidade se organiza por meio do PLANO GERAL PARA A RETOMADA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS comandado pelo Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (CCAR).
Quando terminará o semestre 2020/1? Ainda haverá dois semestres letivos em 2020? Vai ser como em outras épocas que o calendário foi alterado, readaptando o calendário nas férias (aula em dezembro/janeiro/fevereiro)? ou o 1º semestre será dado no 2º semestre de 2020?
De acordo como CEPE, todas as atividades acadêmicas realizadas no período de 9 de março, data de início das aulas, e 23 de março, quando o CEPE aprovou a suspensão do calendário, estão válidas. Com a suspensão, as atividades, mesmo que virtuais, deixam de ser realizadas. Quando a situação for normalizada, haverá a devida reposição. Acreditamos que a UnB lançara novo calendário acadêmico prevendo os dois próximos semestres, devendo estes avançar pelo ano de 2021. Aguardemos!
Como serão as aulas quando o semestre voltar?
Tudo será coordenado de acordo com PLANO GERAL PARA A RETOMADA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS. O Plano de Retomada em desenvolvimento começa com as fases 0 e 1, com atividades acadêmicas não presenciais.
Como fica o calendário junto à CAPES?
Até o presente momento (24/06) o calendário da CAPES está mantido, com data para entrega do Relatório Sucupira do quadriênio 2017-2020 previsto para 20/12/2020. desta forma, o PPG-FAU trabalha com o calendário atual da Agência.
Haverá a possibilidade de acrescentar ou trancar disciplinas para cursar quando o semestre for retomado?
Sim. Junto com a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA/UnB), o Programa poderá fazer os ajustes de matrícula conforme as regras do PPG-FAU. Ver detalhes em: http://www.ppgfau.unb.br/images/Circulares/SEI_UnB_-_5398703_-_Circular_026.pdf
O semestre será retomado do mesmo jeito que parou? As mesmas matérias que eu estava inscrita, continuarei inscrita?
Sim, pois o calendário foi suspenso e não cancelado. Desta forma, a matrícula será válida para quando o calendário acadêmico for retomado.
Como ficam os prazos para qualificação e defesa final de mestrado e doutorado?
Dado o contexto de dificuldades generalizadas, haverá flexibilidade nos prazos por parte do PPG e da UnB. A Resolução CEPE n. 015/2020 trata da qualificação e defesa de tese ou dissertação, que podem ocorrer de modo não presencial. As bancas já agendadas ocorrerão na data e horário agendados, de forma remota. Caso seja necessário adiar tal banca é necessário formalizar o pedido junto à secretaria, pelo e-mail ppg-fau@unb.br conforme circular do PPG-FAU. Lembrando que para qualificação não há prazo para que a mesma ocorra, esta dependerá de uma conversa do discente e respectivo orientador(a).
Como serão realizadas as bancas?
As bancas ocorrerão na data e horário agendados, de forma remota (via plataforma ZOOM, com apoio da secretaria e do técnico Valmor Pazos). Caso seja necessário adiar tal banca é necessário formalizar tal pedido junto à secretaria, pelo e-mail ppg-fau@unb.br 
Há possibilidade de desenvolver pesquisas relacionadas à Covid-19?
Sim. A UnB, por meio do Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 (COES), implementa ações e cria várias frentes de pesquisa. Um desses desdobramentos foi o Ato n. 0449/2020, publicado pela Reitoria, que cria o Comitê de Pesquisa e Inovação de Combate à Covid-19 da Universidade de Brasília. Assim, a sua atuação se dará por meio de indução de projetos, a partir da análise de propostas provenientes das unidades acadêmicas e administrativas. Site do DPI. Além disso, há possibilidade de ingressar em editais de fluxo contínuo da Universidade e, fora dela, onde o estudante pode contribuir via editais do CNPq, FAP/DF e Capes. O PPG-FAU também disponibiliza pesquisas neste sentido e a Coordenação está aberta a orientar o público interessado.
Tendo em vista que as aulas, neste primeiro momento, serão remotas, o processo de avaliação será o mesmo das aulas presenciais?
O processo de avaliação e registro de frequência será definido pelo professor de cada disciplina em Plano de Curso (aprovado em Colegiado), dentro dos parâmetros definidos pela resolução 59/2020 do CEPE, que adequam as atividades acadêmicas às novas possibilidades, demandas e dificuldades. Por exemplo, a avaliação deverá considerar atividades assíncronas, de modo a contemplar os alunos que não possam participar das atividades síncronas. Para mais informações, ver:
https://noticias.unb.br/images/Noticias/2020/Documentos/20200807ResolucaoCEPE592020.pdf
Como serão concluídas as disciplinas que necessitam de visitas técnicas?
Isto será definido por cada professor quando da retomada das aulas, adequando-se -caso preciso - às novas possibilidades e demandas. Devemos também aguardar os procedimentos a serem enviados pelas instâncias superiores da UnB.
Tenho condições de infraestrutura para participar das aulas online, entretanto, tenho de cuidar de crianças que estão sem aula, o que impossibilitaria minha assiduidade nas atividades virtuais. Como esse caso será tratado?
De algum modo todos estamos limitados frente ao novo cenário posto: discentes, docentes e técnicos administrativos. Diante desta nova realidade, as “antigas” atividades deverão ser processadas e adequadas às atuais demandas, dentro dos parâmetros definidos pela resolução 59/2020 do CEPE. Por exemplo, as atividades síncronas (em tempo real) deverão prever registro em vídeo, de modo a permitir que os alunos as acompanhem, mesmo que não possam fazê-lo naquele exato momento. Também a verificação de frequência deverá prever a possibilidade de substituição da presença nas atividades síncronas por outras atividades. Para mais informações, ver: https://noticias.unb.br/images/Noticias/2020/Documentos/20200807ResolucaoCEPE592020.pdf
Como serão concluídas as disciplinas que necessitam de visitas técnicas?
Isto será definido por cada professor quando da retomada das aulas, adequando-se -caso preciso - às novas possibilidades e demandas. Devemos também aguardar os procedimentos a serem enviados pelas instâncias superiores da UnB.
Não recebi ainda a resposta sobre os certificados de proficiência em língua estrangeira, como ficará esta questão?
Por favor, entrem em contato com a secretaria do PPG-FAU pelo e-mail ppg-fau@unb.br
Como fica o calendário junto à CAPES?
Até o presente momento (01/07) o calendário da CAPES está mantido, com data para entrega do Relatório Sucupira do quadriênio 2017-2020 previsto para 20/12/2020. O PPG-FAU trabalha com o calendário atual da Agência, mas haverá flexibilidade de prazos, a ser considerada individualmente. Assim, os alunos que necessitarem de extensão de prazo imediata poderão solicitá-la ao Programa, pelo e-mail ppg-fau@unb.br. Os alunos que vierem a necessitar de extensão de prazo no futuro poderão solicitá-la, pelo mesmo canal.
Será possível trancar o semestre letivo após a retomada?
Conforme a resolução 59/2020 do CEPE, será possível trancar o semestre até seu último dia letivo, por meio da retirada de todas as disciplinas matriculadas. O trancamento será considerado “trancamento geral justificado”. Para mais informações, ver: https://noticias.unb.br/images/Noticias/2020/Documentos/20200807ResolucaoCEPE592020.pdf
Como fica a situação de quem se inscreveu como aluno especial para o semestre 2020/1?
Alunos especiais matriculados em disciplinas terão direito a permanecer nas respectivas. Caso queiram cancelar a matrícula deverão encaminhar solicitação informando nome completo, número do CPF, nome da disciplina a ser cancelada e dados bancários do aluno para restituição dos valores. Casos específicos devem ser direcionados à Secretaria do PPG-FAU (e-mail: ppg-fau@unb.br).
Minha dúvida não foi contemplada, o que faço?
Mande sua dúvida para ppg.fau.retomada@gmail.com e fique atento às atualizações aqui no site do PPG.
  • O semestre letivo 2021.1 foi iniciado, em formato não presencial, no dia 19 de julho de 2021.
  • O PPG-FAU é um Programa de Pós-Graduação subordinado ao CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), por isso quaisquer medidas dependem da decisão deste Conselho. Especialmente neste período de crise sanitária, a Pós-Graduação estará atenta às condutas e instruções advindas deste órgão técnico com funções deliberativa, normativa e consultiva. Além disso, o Programa se sensibiliza com a comunidade acadêmica e está à disposição para auxiliar por meio dos canais oficiais (site e e-mail - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Outras formas de acesso a informações também podem ser encontradas no site da UnB e no repositório COVID 19 (http://repositoriocovid19.unb.br/).
  • Marcação de bancas de defesa e qualificação, bem como questões relativas aos respectivos prazos, devem ser enviadas ao e-mail da Secretaria do PPG-FAU: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Em relação aos Trabalhos Programados (TPs), será necessário seguir procedimentos específicos. Observar as recomendações da circular 26/2020 do PPG-FAU: http://www.ppgfau.unb.br/images/forms/circular/SEI_UnB_-_5398703_-_Circular_026.pdf
  • A Biblioteca Central mantém um sistema de empréstimos físicos para estudantes de pós-graduação da UnB. Para mais detalhes, ver: https://bce.unb.br
  • A retomada seguirá as fases definidas no Plano Geral para a Retomada das Atividades Acadêmicas, elaborado pelo Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (CCAR).
  • De algum modo todos estamos limitados frente ao novo cenário posto: discentes, docentes e técnicos administrativos. Diante desta nova realidade, as “antigas” atividades deverão ser processadas e adequadas às atuais demandas, dentro dos parâmetros definidos pela resolução 59/2020 do CEPE. Por exemplo, as atividades síncronas (em tempo real) deverão prever registro em vídeo, de modo a permitir que os alunos as acompanhem, mesmo que não possam fazê-lo naquele exato momento. Também a verificação de frequência deverá prever a possibilidade de substituição da presença nas atividades síncronas por outras atividades. Para mais informações, ver: https://noticias.unb.br/images/Noticias/2020/Documentos/20200807ResolucaoCEPE592020.pdf
  • O processo de avaliação e registro de frequência será definido pelo professor de cada disciplina em Plano de Curso (aprovado em Colegiado), dentro dos parâmetros definidos pela resolução 59/2020 do CEPE, que adequam as atividades acadêmicas às novas possibilidades, demandas e dificuldades. Por exemplo, a avaliação deverá considerar atividades assíncronas, de modo a contemplar os alunos que não possam participar das atividades síncronas. Para mais informações, ver: https://noticias.unb.br/images/Noticias/2020/Documentos/20200807ResolucaoCEPE592020.pdf

Perguntas & Respostas (Pandemia e o PPG-FAU)

12.08.20 (Atuais)

Esclarecimento preliminar
O PPG-FAU é um Programa de Pós-Graduação subordinado ao CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), por isso quaisquer medidas dependem da decisão deste Conselho. Especialmente neste período de crise sanitária, a Pós-Graduação estará atenta às condutas e instruções advindas deste órgão técnico com funções deliberativa, normativa e consultiva. Além disso, o Programa se sensibiliza com a comunidade acadêmica e está à disposição para auxiliar por meio dos canais oficiais (site e e-mail - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Outras formas de acesso a informações também podem ser encontradas no site da UnB e no repositório COVID 19 (http://repositoriocovid19.unb.br/).
Quando o semestre será retomado e quando haverá atividades presenciais?
A Universidade organizou um grupo responsável por ações que buscam a retomada das atividades e qualquer data de retorno depende do CEPE que emitiu a seguinte declaração: “Quando houver mudanças no cenário da pandemia no DF, o CEPE deve voltar a se reunir para deliberar sobre o andamento do calendário acadêmico. Todas as atividades realizadas no período de 9 de março (data do início do semestre) a 23 de março permanecerão válidas.”. Enquanto isso, a Universidade se organiza por meio do PLANO GERAL PARA A RETOMADA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS comandado pelo Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (CCAR).
Quando terminará o semestre 2020/1? Ainda haverá dois semestres letivos em 2020? Vai ser como em outras épocas que o calendário foi alterado, readaptando o calendário nas férias (aula em dezembro/janeiro/fevereiro)? ou o 1º semestre será dado no 2º semestre de 2020?
De acordo como CEPE, todas as atividades acadêmicas realizadas no período de 9 de março, data de início das aulas, e 23 de março, quando o CEPE aprovou a suspensão do calendário, estão válidas. Com a suspensão, as atividades, mesmo que virtuais, deixam de ser realizadas. Quando a situação for normalizada, haverá a devida reposição. Acreditamos que a UnB lançara novo calendário acadêmico prevendo os dois próximos semestres, devendo estes avançar pelo ano de 2021. Aguardemos!
Como serão as aulas quando o semestre voltar?
Tudo será coordenado de acordo com PLANO GERAL PARA A RETOMADA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS. O Plano de Retomada em desenvolvimento começa com as fases 0 e 1, com atividades acadêmicas não presenciais.
Como fica o calendário junto à CAPES?
Até o presente momento (24/06) o calendário da CAPES está mantido, com data para entrega do Relatório Sucupira do quadriênio 2017-2020 previsto para 20/12/2020. desta forma, o PPG-FAU trabalha com o calendário atual da Agência.
Haverá a possibilidade de acrescentar ou trancar disciplinas para cursar quando o semestre for retomado?
Sim. Junto com a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA/UnB), o Programa poderá fazer os ajustes de matrícula conforme as regras do PPG-FAU. Ver detalhes em: http://www.ppgfau.unb.br/images/Circulares/SEI_UnB_-_5398703_-_Circular_026.pdf
O semestre será retomado do mesmo jeito que parou? As mesmas matérias que eu estava inscrita, continuarei inscrita?
Sim, pois o calendário foi suspenso e não cancelado. Desta forma, a matrícula será válida para quando o calendário acadêmico for retomado.
Como ficam os prazos para qualificação e defesa final de mestrado e doutorado?
Dado o contexto de dificuldades generalizadas, haverá flexibilidade nos prazos por parte do PPG e da UnB. A Resolução CEPE n. 015/2020 trata da qualificação e defesa de tese ou dissertação, que podem ocorrer de modo não presencial. As bancas já agendadas ocorrerão na data e horário agendados, de forma remota. Caso seja necessário adiar tal banca é necessário formalizar o pedido junto à secretaria, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. conforme circular do PPG-FAU. Lembrando que para qualificação não há prazo para que a mesma ocorra, esta dependerá de uma conversa do discente e respectivo orientador(a).
Como serão realizadas as bancas?
As bancas ocorrerão na data e horário agendados, de forma remota (via plataforma ZOOM, com apoio da secretaria e do técnico Valmor Pazos). Caso seja necessário adiar tal banca é necessário formalizar tal pedido junto à secretaria, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 
Há possibilidade de desenvolver pesquisas relacionadas à Covid-19?
Sim. A UnB, por meio do Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 (COES), implementa ações e cria várias frentes de pesquisa. Um desses desdobramentos foi o Ato n. 0449/2020, publicado pela Reitoria, que cria o Comitê de Pesquisa e Inovação de Combate à Covid-19 da Universidade de Brasília. Assim, a sua atuação se dará por meio de indução de projetos, a partir da análise de propostas provenientes das unidades acadêmicas e administrativas. Site do DPI. Além disso, há possibilidade de ingressar em editais de fluxo contínuo da Universidade e, fora dela, onde o estudante pode contribuir via editais do CNPq, FAP/DF e Capes. O PPG-FAU também disponibiliza pesquisas neste sentido e a Coordenação está aberta a orientar o público interessado.
Tendo em vista que as aulas, neste primeiro momento, serão remotas, o processo de avaliação será o mesmo das aulas presenciais?
O processo de avaliação e registro de frequência será definido pelo professor de cada disciplina em Plano de Curso (aprovado em Colegiado), dentro dos parâmetros definidos pela resolução 59/2020 do CEPE, que adequam as atividades acadêmicas às novas possibilidades, demandas e dificuldades. Por exemplo, a avaliação deverá considerar atividades assíncronas, de modo a contemplar os alunos que não possam participar das atividades síncronas. Para mais informações, ver:
https://noticias.unb.br/images/Noticias/2020/Documentos/20200807ResolucaoCEPE592020.pdf
Como serão concluídas as disciplinas que necessitam de visitas técnicas?
Isto será definido por cada professor quando da retomada das aulas, adequando-se -caso preciso - às novas possibilidades e demandas. Devemos também aguardar os procedimentos a serem enviados pelas instâncias superiores da UnB.
Tenho condições de infraestrutura para participar das aulas online, entretanto, tenho de cuidar de crianças que estão sem aula, o que impossibilitaria minha assiduidade nas atividades virtuais. Como esse caso será tratado?
De algum modo todos estamos limitados frente ao novo cenário posto: discentes, docentes e técnicos administrativos. Diante desta nova realidade, as “antigas” atividades deverão ser processadas e adequadas às atuais demandas, dentro dos parâmetros definidos pela resolução 59/2020 do CEPE. Por exemplo, as atividades síncronas (em tempo real) deverão prever registro em vídeo, de modo a permitir que os alunos as acompanhem, mesmo que não possam fazê-lo naquele exato momento. Também a verificação de frequência deverá prever a possibilidade de substituição da presença nas atividades síncronas por outras atividades. Para mais informações, ver: https://noticias.unb.br/images/Noticias/2020/Documentos/20200807ResolucaoCEPE592020.pdf
Como serão concluídas as disciplinas que necessitam de visitas técnicas?
Isto será definido por cada professor quando da retomada das aulas, adequando-se -caso preciso - às novas possibilidades e demandas. Devemos também aguardar os procedimentos a serem enviados pelas instâncias superiores da UnB.
Não recebi ainda a resposta sobre os certificados de proficiência em língua estrangeira, como ficará esta questão?
Por favor, entrem em contato com a secretaria do PPG-FAU pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Como fica o calendário junto à CAPES?
Até o presente momento (01/07) o calendário da CAPES está mantido, com data para entrega do Relatório Sucupira do quadriênio 2017-2020 previsto para 20/12/2020. O PPG-FAU trabalha com o calendário atual da Agência, mas haverá flexibilidade de prazos, a ser considerada individualmente. Assim, os alunos que necessitarem de extensão de prazo imediata poderão solicitá-la ao Programa, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os alunos que vierem a necessitar de extensão de prazo no futuro poderão solicitá-la, pelo mesmo canal.
Será possível trancar o semestre letivo após a retomada?
Conforme a resolução 59/2020 do CEPE, será possível trancar o semestre até seu último dia letivo, por meio da retirada de todas as disciplinas matriculadas. O trancamento será considerado “trancamento geral justificado”. Para mais informações, ver: https://noticias.unb.br/images/Noticias/2020/Documentos/20200807ResolucaoCEPE592020.pdf
Como fica a situação de quem se inscreveu como aluno especial para o semestre 2020/1?
Alunos especiais matriculados em disciplinas terão direito a permanecer nas respectivas. Caso queiram cancelar a matrícula deverão encaminhar solicitação informando nome completo, número do CPF, nome da disciplina a ser cancelada e dados bancários do aluno para restituição dos valores. Casos específicos devem ser direcionados à Secretaria do PPG-FAU (e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).
Minha dúvida não foi contemplada, o que faço?
Mande sua dúvida para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e fique atento às atualizações aqui no site do PPG.