Destaques

07 de Julho de 2022

Sobre o estágio pós-doutoral:
    Entendem-se por Estágio Pós-Doutoral as atividades de pesquisa realizadas junto a Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu da Universidade Brasília (UnB), por portadora/portador do título de Doutora/Doutor, acompanhada/o por uma/um supervisora/supervisor. O Estágio Pós-Doutoral poderá incluir atividades de ensino, tanto em Curso de Pós-Graduação quanto de Graduação, desde que devidamente acompanhadas por uma/um supervisora/supervisor.
     O tempo de permanência no Estágio Pós-Doutoral será de no mínimo 3 (três) e de no máximo 12 (doze) meses, podendo ocorrer prorrogações de até 12 (doze) meses, a critério do colegiado do PPG, mediante parecer circunstanciado da/o supervisora/supervisor, aprovado em reunião colegiada.
 
 
Os documentos necessários são:
  1 - Formulário de inscrição definido pelo Decanato de Pós-graduação da Universidade de Brasília; 
       •  SEI: Formulário específico, atualizado, assinado pelo (a) pesquisador (a) interessado (a), com todos os campos devidamente preenchidos, disponível para uso pelos usuários do SEI. Escolha o Tipo do Documento: "Formulário Específico Pesquisador Colaborador"

  2- Carta de aceite do(a) professor(a) supervisor(a) vinculada/o ao PPG pretendido;
  3 - cópia do Diploma de Doutorado  expedido por instituição nacional ou estrangeira;
       •  É desejável incluir o histórico escolar
  4 - Currículo Lattes atualizado, no máximo há 30 dias;
  5 - Plano de trabalho, contendo:
       •  Projeto de pesquisa resumido (no máximo 15 páginas), incluindo cronograma de execução das atividades;
       •  Atividade de ensino (se houver);
            - As atividades previstas no plano de trabalho devem ser realizadas na UnB, salvo no período da coleta de dados e no caso de cooperação técnica e acadêmica com outras instituições de ensino 
       •  Plano de publicações com cronograma e resumo dos trabalhos, se houver
   6 - Declaração de instituição ou empresa autorizando o afastamento para a realização das atividades previstas no estágio pós-doutoral, caso a/o candidata/o possua vínculo empregatício; 
       • A declaração da instituição pode ser apresentada até o registro do candidato pela SAA;
   7 - Caso haja vínculo empregatício, sem afastamento, carta de anuência da instituição para a realização das atividades estabelecidas no plano de trabalho;
   8 - Comprovante de recebimento de bolsa de órgãos de fomento ou de outras fontes, caso a/o candidata/o disponha de bolsa de estudos e/ou pesquisa.   
   9 - Documentação civil: RG, CPF e Certidão de quitação eleitoral.

 

Legislações de interesse:

- Resolução CEPE 0113/2021 - Estabelece as normas para a realização do Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Brasília.

 

anpur 40 anos 16

 

Em 1997 a ANPUR instituiu o Prêmio Brasileiro “Política e Planejamento Urbano e Regional”, que é uma premiação bienal, que contempla a produção nesse amplo campo de atividades nas categorias: livro, tese de doutorado e dissertação de mestrado. Em 2003, foi instituído o Prêmio Milton Santos, para a categoria melhor artigo, em 2012 foi criado o Prêmio Ana Clara Torres Ribeiro na categoria melhor livro e em 2016 o Prêmio Rodrigo Simões na categoria de melhor tese de doutorado. Em 2023, a ANPUR realizará a primeira edição do concurso para Extensão Universitária, contemplando projetos, programas e atividades de extensão desenvolvidos no âmbito dos Programas de Pós-graduação filiados.

 

Os editais estão disponíveis no endereço: http://anpur.org.br/eventos-e-premios/premiacoes/

25 escritórios, práticas, profissionais autônomos e startups de 5 continentes e 18 países foram selecionados pela iniciativa Novas Práticas 2023, a mais recente edição da pesquisa anual do ArchDaily, realizada desde 2020, que busca lançar luz sobre aqueles profissionais que estão se destacando na arquitetura em tempos instáveis e de grandes desafios.

archdaily selects the best new practices of 2023 27

https://www.archdaily.com.br/br/993649/archdaily-seleciona-as-melhores-novas-praticas-de-arquitetura-de-2023

 

 

O Centro de Pesquisa e Aplicação de Bambu e Fibras Naturais, da Universidade de Brasília – CPAB/UnB torna público e convida os interessados a apresentarem projetos e trabalhos de pesquisa nos termos do presente Edital N. 05/2022 – CPAB/UnB simplificado para seleção de dois estudantes de pós-graduação – mestrado e doutorado – das áreas afins do CPAB/UnB (Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Florestal, Botânica e Engenharia Agronômica, Ciências Econômicas, Biotecnologia e Engenharia Ambiental), de acordo com as linhas de atuação do CPAB/UnB.Os interessados devem acessar o Portal do Centro pelo endereço: www.cpab.unb.br e na página principal acessar a íntegra do Edital N. 05/2022 – CPAB/UnB e anexo para efetuar a inscrição. Qualquer dúvida entrar em contato pelo endereço de e-mail do CPAB/UnB: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.. Anderson Marcos de Souza Diretor do CPAB/UnB ATENÇÃO – O conteúdo deste informe é de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). As dúvidas e os pedidos de esclarecimentos devem ser encaminhados à unidade que emitiu o conteúdo.