Perguntas frequentes

1) Como fico sabendo sobre o período de abertura da seleção de mestrado e doutorado?

O Edital de Seleção e seu respectivo cronograma são divulgados por meio eletrônico, em nosso site, pelo mural afixado nas dependências do PPG-FAU e pela página do Decanato de Pós-Graduação.

2) O que tenho de fazer ou possuir para poder fazer a seleção?

As regras são apresentadas por meio do Edital. De toda forma, o candidato precisa ter o curso superior, em qualquer área de conhecimento, para o mestrado. No caso do doutorado, o mínimo exigido é que já se possua o diploma de mestre, também, em qualquer área de formação. Depois o candidato deve digitalizar documentos e se inscrever pelo site da Secretaria do PPG-FAU conforme o instrumento convocatório.

3) Como sei se o meu tema de pesquisa se encaixa no programa ou como posso escolher um assunto para começar?

Em nosso site, no menu “Pesquisa”, há informações sobre as três grandes "Áreas de Concentração" com suas respectivas Linhas de Pesquisa. Dessa forma, é possível ter uma avaliação sobre os temas das pesquisas em que o Programa se fundamenta.

4) Quais são as etapas do processo seletivo?

As etapas são detalhadas no edital. Mas, de modo geral, há análise, pela Comissão de Seleção, de projeto de dissertação/tese, apresentação de proficiência em língua estrangeira, análise de produção intelectual e prova oral (entrevista).

5) Depois que eu entrar no curso quanto tempo tenho para apresentar o trabalho final?

Se for mestrado terá 24 meses até a defesa de dissertação. Doutorado, 48 meses para defesa de tese. O tempo de titulação é muito importante para que o aluno não perca o prazo e não seja desligado do Programa. Maiores informações podem ser conferidas na Resolução n. 01 de 15 de outubro de 2010.

6) A que tenho acesso como aluno regular?

Uso dos laboratórios de informática, acesso à biblioteca da FAU (CEDIARTE), Biblioteca Central (BCE), sala de estudos, laboratórios, refeitórioe-mail institucional. O aluno também terá direito à carteira estudantil da UnB confeccionada pela empresa Promofoto.

Acessem: http://www.boasvindas.unb.br e http://www.boasvindas.unb.br/images/GUIA_CALOURO_2019.pdf 

7) Como faço minha matrícula? 

Pelo Matrícula Web. Esse é o sistema da UnB por meio do qual são realizadas as solicitações de pré-matrícula nas disciplinas. Esse sistema também permite ao estudante acessar declarações de grade horária, histórico escolar, comprovante de matrícula, período de curso e aluno regular, por exemplo. Para entrar, é preciso ter login e senha. O login é o número de matrícula, e a senha é fornecida no momento do registro acadêmico. O endereço eletrônico do Matrícula Web é: www.matriculaweb.unb.br 

8) Como funciona o trancamento? 

O Trancamento Geral de Matrícula (TGM) implica a suspensão de todas as atividades acadêmicas do estudante, o Trancamento Geral de Matrícula não poderá ser concedido por mais de um período letivo durante a permanência do aluno no curso, exceto por razões de saúde, faz-se por meio do formulário "Solicitação do Aluno". O Trancamento de Disciplina (TR) implica a suspensão das atividades curriculares do estudante em determinada(s) disciplina(s). Ambos podem ser realizados de forma justificada, mediante a comprovação de situação que o impeça de continuar os estudos conforme a legislação vigente, faz-se por meio do formulário "Trancamento de disciplina". Maiores informações acesse o Regulamento do Programa de Pós-Graduação.

9) Como faço para apresentar o trabalho final?

Essa etapa é formalizada pelo orientador do aluno. Existe o formulário de marcação tanto de defesa de projeto de dissertação/qualificação de doutorado, quanto de defesa de dissertação/tese que deve ser preenchido e encaminhado para a Secretaria.

10) Existe a possibilidade de solicitar prorrogação de prazo para defesa final?

Sim. Excepcionalmente, perante a apresentação de razões justificadas e de cronograma que indique a viabilidade de conclusão pelo aluno, esses prazos poderão ser alterados por um período de até seis meses no caso do Mestrado e de até 12 meses no caso do Doutorado, mediante solicitação circunstanciada a ser avaliada pela Comissão de Pós­Graduação do Programa. Para tanto, preencha o formulário “Prorrogação de prazo para defesa de trabalho final”, anexe os demais documentos exigidos em envie para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Resolução 0080/2017.

11) Como faço a ficha catalográfica para minha dissertação ou tese?

Segundo a ABNT, a ficha catalográfica é elemento de apresentação obrigatória. Deve conter a descrição bibliográfica de uma obra, reunindo os elementos fundamentais para permitir a sua rápida identificação e recuperação a partir de um sistema de indexação. Acesse o site da Biblioteca Central (BCE) para gerar sua ficha automaticamente.

12) O que tenho de fazer depois de apresentar o trabalho final?

Depois da Defesa, inicia-se o processo de homologação seguindo instruções do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPG/UnB). Nessa etapa, o aluno deve se atentar a decisão da comissão examinadora que pode aprovar a dissertação/tese de forma direta (15 dias para envio dos documentos para Secretaria); aprovar com revisão de forma (30 dias para apresentação do trabalho revisado e envio dos documentos para Secretaria) e decidir pela reformulação (prazo indicado pela comissão examinadora para defesa do trabalho perante a mesma banca examinadora e envio dos documentos para Secretaria).

13) Qual o valor da bolsa e quem pode concorrer?

Os valores das bolsas podem sofrer alterações de acordo com a política pública. Atualmente os valores são: R$ 1.500,00 para o mestrado e R$ 2.200,00 para o Doutorado. Para concorrer à bolsa, basta ser aluno regular, obter somente menções ente MS e SS, não possuir vínculo empregatício, fixar residência na cidade onde realiza o curso e demonstrar dedicação exclusiva à pesquisa junto ao Programa. O interessado faz o pedido junto à Secretaria e entra em uma “fila” e, conforme as vagas forem surgindo, o aluno é chamado para assinar um Termo de Compromisso.

* O sistema da CAPES e CNPQ só permite conta corrente do Banco do Brasil sobre a qual o aluno deverá ser o titular.

MENÇÕES

EQUIVALÊNCIAS NUMÉRICAS

SS

9,0 a 10,0

MS

7,0 a 8,9

MM

5,0 a 6,9

MI

3,0 a 4,9

II

0,1 a 2,9

SR

zero

14) Como é definida a quota de bolsas que cada departamento recebe?

O Decanato de Pós-Graduação administra e distribui as bolsas para os departamentos. Sempre há um número limitado de bolsas e a procura é sempre maior que a oferta. Por isso, é preciso saber os critérios do Programa antes de entrar na lista de espera.

15) Posso acumular bolsa?

Em nosso Programa é vedado o acúmulo de bolsa com qualquer vínculo empregatício de qualquer natureza.

16) Na condição de aluno portador de diploma, posso aproveitar as disciplinas já cursadas em outra instituição de pós-graduação?

Sim. Esse procedimento é chamado de aproveitamento de estudos. O orientador analisa o histórico escolaras ementas das disciplinas cursadas pelo aluno na outra instituição de ensino superior e verifica a sua equivalência com disciplinas do currículo do curso de Arquitetura do PPG-FAU. Havendo equivalência, a disciplina cursada na outra instituição de ensino superior é aproveitada como correspondente à disciplina do currículo da FAU/UnB. Há um limite de 70% dos créditos totais de mestrado (18 créditos de 26) e doutorado (26 créditos de 38).

17) Na condição de aluno regular, posso aproveitar as disciplinas já cursadas como aluno especial?

Sim. Esse procedimento é chamado de aproveitamento de estudos. O aluno retira a “Declaração de Aluno Especial” nos postos avançados da SAA (Secretaria de Administração Acadêmica), digitaliza, anexa o formulário de “Solicitação de Aproveitamento de Estudos” e nos envia por email (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ). Dessa forma, aproveitam-se as disciplinas solicitadas no limite de 50% dos créditos totais de mestrado (12 créditos de 26) e doutorado (18 créditos de 38).

18) Na condição de aluno regular, posso aproveitar as disciplinas já cursadas em outro departamento da UnB?

Sim. Esse procedimento é chamado de aproveitamento de estudos na modalidade “Domínio Conexo”. O aluno deve preencher o formulário “Inclusão de Disciplinas em Domínio Conexo” junto com o orientador que justifica os conhecimentos complementares, teóricos e metodológicos, de outros campos de conhecimento. Feito isso, o formulário deve ser enviado por email (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ). Há um limite de 8 créditos para aproveitar.

19) O que é monitoria e como funciona?

Entende-se por Monitoria, uma modalidade específica de ensino aprendizagem, estabelecida dentro do princípio de vinculação exclusiva às necessidades de formação acadêmica do aluno de graduação e pós-graduação, e inserida no planejamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão dos respectivos cursos. Maiores informações podem ser acessadas na página do Decanato de Pós-Graduação (DPG).

20) O que é "Aluno Especial", como funciona?

É uma outra forma de participar da Pós-Graduação. Isso é possível no período aberto sempre nos dois primeiros dias de aula conforme o calendário acadêmico da Secretaria de Administração Acadêmica - SAA. De acordo com a Resolução CEPE 91/2004, poderá ser admitida a matrícula em disciplinas isoladas de pós-graduação, conforme a disponibilidade de vagas, de alunos que demonstrem a capacidade de cursá-las. Dessa forma, a matrícula é direcionada aos portadores de diploma de graduação que não estejam registrados como aluno regular. Essa modalidade de participação não cria nenhum vínculo com o PPG-FAU e é feita por meio de pagamento de taxa de inscrição e créditos.

21) Qual a menção mínima para ser aprovado em uma disciplina e em quantas aulas posso me ausentar?

É aprovado na disciplina o aluno que obtiver menção igual ou superior a MM. É reprovado na disciplina o aluno que comparecer a menos de 75 (setenta e cinco) por cento das respectivas atividades curriculares, com a menção SR e/ou se obtiver menção igual ou inferior a MI. Consulte o Regimento Geral da UnB

 

 

 

Atualizado em 04/10/2019