Teoria, História e Crítica

A área de concentração Teoria, História e Crítica realiza pesquisas em torno dos processos históricos de concepção, transformação e reflexão sobre arte, arquitetura e cidade. A formação nessa área transita desde os fundamentos epistemológicos e sociais da cultura material até a articulação crítica do pensamento sobre o patrimônio cultural, passando pelo estudo empírico e documental, com metodologias diversas e enfoque interdisciplinar. Acolhe recortes espaço-temporais diversos, com ênfase na região de Brasília em perspectiva diacrônica.

Coordenadora
Prof.a Dr.a Maria Fernanda Derntl

Estudo teórico, histórico e historiográfico da arquitetura, estabelecendo interfaces com disciplinas afins, privilegiando sua dimensão cultural de forma mais complexa e crítica. Teoria da arquitetura; história da arquitetura; historiografia da arquitetura e crítica da arquitetura; morfologia; produção e circulação de ideias; documentação; fotografia da arquitetura e iconografia.

Processos históricos e as bases teóricas de produção, transformação e gestão das cidades e do espaço urbano, nas suas múltiplas escalas e temporalidades, afirmando a cidade e o urbano como objetos de interesse multidisciplinar. Formação, configuração e transformação do espaço urbano; história e historiografia, crítica da cidade e do urbanismo, transformação; saberes e instituições no campo disciplinar do Urbanismo e gestão das cidades e do espaço urbano.

Abordagens de cunho teórico e historiográfico sobre a preservação e conservação do patrimônio cultural arquitetônico e urbano, em suas manifestações tradicionais e recentes. Perspectiva multidisciplinar, discutindo teorias da preservação e conservação do patrimônio cultural, historiografia e crítica, perspectiva multidisciplinar, técnicas e tecnologia, processos de museificação, processos de patrimonialização, turismo e indústria cultural, gestão do patrimônio.

Estudos interdisciplinares em Estética, Filosofia da Arte e da Arquitetura, Teoria do Espaço, Semiótica da Cultura, Hermenêutica Filosófica, Epistemologia, Ética e Política. Análise, interpretação e comparação de obras de arte, de arquitetura e de fenômenos culturais, considerando as relações entre Arte, Arquitetura, Cidade e Paisagem.