Perguntas frequentes

 

1) Como fico sabendo sobre o período de abertura da seleção de mestrado e doutorado?

Sempre divulgamos por meio eletrônico, em nosso site, pelo mural afixado nas dependências do PPG-FAU e pela página do Decanato de Pós-Graduação.

2) O que tenho de fazer ou possuir para poder fazer a seleção?

Sempre as regras detalhadas são vinculadas por meio do edital. De toda forma, o candidato precisa ter o curso superior, em qualquer área de conhecimento, para o mestrado. No caso do doutorado, o mínimo exigido é que já se possua o diploma de mestre, também, em qualquer área de formação. Depois o candidato deve apresentar documentos e se inscrever na Secretaria do PPG-FAU conforme o instrumento convocatório.

3) Como sei se o meu tema de pesquisa se encaixa no programa ou como posso escolher um assunto para começar?

Em nosso site, no menu “Pesquisa”, há informações sobre as três grandes áreas de concentração com suas respectivas linhas de pesquisa. Dessa forma, é possível ter noção de temas de estudos científicos em que o Programa se fundamenta.

4) Quais são as etapas do processo seletivo?

Tudo fica detalhado em edital. Mas, há prova de conhecimento, prova de proficiência em língua estrangeira, análise de produção intelectual pela comissão de seleção e prova oral (entrevista).

5) Depois que eu entrar no curso quanto tempo tenho para defender?

Se for mestrado terá 04 períodos letivos até a defesa de dissertação. Doutorado, 08 períodos letivos para defesa de tese. O tempo de titulação é muito importante para que o aluno não perca o prazo e não seja desligado do Programa. Maiores informações podem ser conferidas na Resolução n. 01 de 15 de outubro de 2010.

6) Qual o valor da bolsa e quem pode concorrer?

Os valores das bolsas podem sofrer alterações de acordo com a política pública. Atualmente para Mestrado: R$ 1.500,00 e Doutorado: R$ 2.200,00. Para concorrer à bolsa, basta ser aluno regular, não possuir vínculo empregatício, fixar residência na cidade onde realiza o curso, e demonstrar dedicação à pesquisa junto ao Programa. O interessado faz o pedido junto à Secretaria e entra em uma “fila” e, conforme as vagas forem surgindo, o aluno é chamado para assinar um Termo de Compromisso.

* O sistema da CAPES só permite conta corrente do Banco do Brasil sobre a qual o aluno deverá ser o titular.

7) Como é definida a quota de bolsas que cada departamento recebe?

O Decanato de Pós-Graduação administra e distribui as bolsas para os departamentos. Sempre há um número limitado de bolsas e a procura é sempre maior que a oferta. Por isso, é preciso saber os critérios do Programa para entrar na fila.

8) Posso acumular bolsa?

Segundo a Capes: “Para acumular bolsa com atividade remunerada é necessário que o estudante já bolsista consiga algum emprego na área de seu estudo. No entanto, cabe ao orientador permitir este acúmulo. Existem algumas exceções: tutores da Universidade Aberta do Brasil (UAB), professores da educação básica da rede pública e profissionais de saúde pública podem ter o vínculo empregatício previamente à bolsa e acumular as funções. No entanto, cabe ressaltar que é necessário que, além de atender a esses requisitos, esses profissionais também atendam aos requisitos de seleção de bolsa da instituição de ensino que oferta o curso de seu interesse, pois cabe a ela definir seus critérios de seleção de bolsas da Capes.”

9) Na condição de aluno portador de diploma, posso aproveitar as disciplinas já cursadas em outra instituição de pós-graduação?

Sim. Esse procedimento é chamado de aproveitamento de estudos. A coordenação da pós-graduação analisa as ementas das disciplinas cursadas pelo aluno na outra instituição de ensino superior e verifica a sua equivalência com disciplinas do currículo do curso de Arquitetura do PPG-FAU. Havendo equivalência, a disciplina cursada na outra instituição de ensino superior é aproveitada como correspondente à disciplina do currículo da FAU/UnB. Há um limite de 70% dos créditos totais de mestrado e doutorado.

10) A que tenho acesso como aluno regular?

Uso dos laboratórios de informática, acesso à biblioteca da FAU (CEDIARTE) e Biblioteca Central (BCE), sala de estudos, laboratórios. O aluno também terá direito à carteira estudantil da UnB.

Outras dúvidas podem ser respondidas pelo webmail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.