...


HISTÓRICO

 

HISTÓRICO DO PROGRAMA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA FAU/UnB

O histórico das atividades de pós-graduação stricto sensu da FAU-UnB é de pioneirismo. O marco de origem situa-se em 1962 quando, em concomitância com a criação da Universidade de Brasília, inicia-se o Curso de Mestrado em Arquitetura, que foi o primeiro na área de Arquitetura e Urbanismo, no país.

Em 1965, por força do acirramento da crise política iniciada em 1964, o Curso de Mestrado em Arquitetura foi sumariamente encerrado. Em 1976, no quadro do 2o Plano Nacional de Desenvolvimento (2o PND), as atividade foram retomadas com a criação do Mestrado em Planejamento Urbano, cujo objetivo principal era atender as demandas por capacitação de recursos humanos no campo das políticas públicas e do desenvolvimento das cidades, contando com apoio do então Conselho Nacional de Política Urbana da Secretaria de Planejamento (CNPU/SEPLAN). Nessa fase inicial, a pós-graduação da FAU-UnB capacitou inúmeros docentes e foi um dos sustentáculos da construção da área de pesquisa em Arquitetura e Urbanismo no país, além de garantir a oferta de uma série de cursos de especialização (lato sensu) em setores prioritários.

Mais tarde, em 1986, como desdobramento do Mestrado em Planejamento Urbano, foi criado o Mestrado em Desenho Urbano, voltado para o estudo da configuração físico-espacial das cidades, iniciativa que contribuiu para que o Programa se consolidasse, no país, como um dos principais centros de irradiação de conhecimentos nas áreas de Planejamento e Desenho Urbano.

Nestes mais de 40 anos de existência, o PPG-FAU/UnB acumulou uma significativa experiência. Entretanto, as transformações pelas quais a sociedade e as cidades brasileiras passaram, neste período, colocavam novos desafios para pós-graduação e a pesquisa. Por outro lado, na última década, o perfil do corpo de docentes e pesquisadores do Programa havia mudado, aguçando a percepção da necessidade de uma reestruturação que incluísse alterações no Curso de Mestrado e a criação do Curso de Doutorado em Arquitetura e Urbanismo. Com esse objetivo, os integrantes do PPG-FAU/UnB elaboraram uma proposta que, em dezembro de 2002, foi aprovada pela CAPES.