Projeto de Extensão, Pesquisa e Inovação

Projeto: PERIFÉRICO - trabalhos emergentes - ações 2018/2020

Coordenação: Liza Maria Souza de Andrade

Descrição: Segundo dados da União Internacional dos Arquitetos – UIA - os arquitetos trabalham para 8% da população. Visando melhorar a atuação dos arquitetos na produção do ambiente construído, o grupo "Periférico, trabalhos emergentes" da FAU/UnB tem como objetivo trabalhar com temas marginais, pouco abordados nos cursos de arquitetura e urbanismo de forma emergente, envolvendo as comunidades na participação da elaboração de projetos de arquitetura e urbanismo nos Trabalhos Finais de Graduação.

Projeto: ATHOS - Assessoria Técnica para o Habitar de Origem Social

Coordenação: Cristiane Guinancio

O Projeto "Assessoria Técnica para o Habitar de Origem Social" ( ATHOS) atua em extensão, pesquisa e inovação por meio de ações de caráter interdisciplinar, intersetorial e interinstitucional, direcionadas à população que vive em situação de vulnerabilidade social. No âmbito da Habitação de Interesse Social (HIS), contempla os direitos constitucionais à saúde, à moradia e à cidade, que tem sido comprometidos diante da segregação socioespacial urbana, do estrangulamento de infraestruturas e da degradação ambiental. Ao se abordar a HIS em face desse modelo de desenvolvimento e do contexto da pandemia da COVID-19, estão estabelecidos planos e ações em duas vertentes:

• A melhoria das condições da habitação da população que vive em situação de precariedade;

• A fixação das famílias no tecido urbano consolidado, de modo a reduzir a demanda habitacional que resulta na expansão da urbanização sobre o ambiente natural e consequente impacto na transmissão de zoonoses.

Projeto: FAU apoia o Núcleo DF Metropolitano do BrCidades

Coordenação: Liza Maria Souza de Andrade

Descrição: Este projeto apoia o Núcleo DF Metropolitano do projeto Brasil cidades (brcidades) que tem como objetivo construir coletivamente cidades mais justas, mais solidárias, economicamente dinâmicas e ambientalmente sustentáveis, reunindo estudiosos, profissionais, movimentos populares, da juventude, da população negra, das lutas de gênero, dos coletivos lgbti, todas e todos em torno da agenda urbana, tendo como principal meta elaborar um projeto para as cidades do Brasil com a participação popular.

Projeto: Rotas do Andar

Coordenação: Benny Schvarsberg

Descrição: Atividade de extensão com objetivo de promover o direito à cidade na perspectiva do pedestre, desenvolvendo de forma participativa projetos e propostas de melhorias das condições físicas, ambientais e urbanísticas para o estímulo ao caminhar seguro, confortável e integrado aos demais modos de mobilidade ativo como bicicletas e o transporte coletivo.

Projeto: Pé no Ensino

Coordenação: Elane Ribeiro Peixoto

Descrição: Propõem-se debates sobre patrimônio cultural no âmbito da educação fundamental. Vislumbra-se trocas vinculadas à história de Brasília, de seus monumentos e artes, em fluxo de dupla mão: da universidade para a escola e da escola para a universidade. Segundo as diretrizes da Secretaria de Educação do DF estes conteúdos são apropriados para crianças a partir do 4o e 5o ano que já adquiriram competência na leitura (documento SE/DF - Currículo em Movimento da Educação Básica: Ensino Fundamental).

Projeto: SEMANA UNIVERSITÁRIA FAU 2018 - FORA DA ESCALA

Coordenação: Liza Maria Souza de Andrade

Descrição: A Semana Escala da FAU-UnB é organizada pelos estudantes dentro da Semana Universitária. Este ano o tema é "Fora da Escala". A semana objetiva abrir novas perspectivas além do projeto de arquitetura, "fora da escala", para além da academia e descobrir a cidade através da vivência e troca de experiências, através dos olhos de quem realmente usa as ruas da nossa cidade diariamente. Neste sentido, a Extensão cumpre este papel, ampliar a real função dos estudantes como futuros arquitetos sociais.

Projeto: PAISAGEM METROPOLITANA: Debatendo a Paisagem da RIDE-DF (Rede Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal)

Coordenação: Luciana Saboia Fonseca Cruz

Descrição: O PEAC "Paisagem Metropolitana" está organizado em eixos de atuação. A presente proposta se alinha ao eixo "Universidade, Cidade e Poli ́ticas Públicas", que tem como objetivo fomentar e discutir políticas públicas relacionadas ao Direito à cidade e cidadania, políticas de gestão da Habitação e do Território. Propomos aqui a expansão da atuação dos membros deste PEAC para incluir ações de Assistência Técnica em Arquitetura voltados para equipamentos comunitários na Estrutural.

Projeto: FAU defende a UnB

Coordenação: Jose Manoel Morales Sanchez

Descrição: No contexto da democratização do conhecimento científico, o projeto de extensão "FAU defende a UnB" tem como objetivo promover ações de comunicação para fomentar o diálogo com a sociedade (interna e externa) bem como propor e organizar ações de extensão que reúnam atividades que deem visibilidade à contribuição da FAU sobre o pensamento crítico e produção do conhecimento em Arquitetura e Urbanismo da UnB. Tem a intenção de promover eventos e aulas públicas utilizando-se de espaços da UnB.

Projeto: Paisagem do cerrado, paisagismo sustentável e sociedade: o PISAC como indutor de mudança social

Coordenação: Raquel Naves Blumenschein

Descrição: Oficinas voltadas a promoção de educação e consciência ambiental. O público alvo é a comunidade acadêmica e sociedade em geral. Os temas tratam do paisagismo dentro do enfoque de desenvolvimento sustentável e integração social.