Linhas de Pesquisa

As linhas de pesquisa do PPG-FAU estão distribuídas em três áreas de concentração:

THC – Teoria, história e crítica.
TAS – Tecnologia, ambiente e sustentabilidade.
PP – Projeto e planejamento.

 

1. História e Teoria da Arquitetura (THC): Estudo teórico, histórico e historiográfico da arquitetura, estabelecendo interfaces com disciplinas afins, privilegiando sua dimensão cultural de forma mais complexa e crítica. Para mais detalhes das atividades desta linha de pesquisa, conheça também o Laboratório de Estudos da Urbe – LabeUrbe.
Pesquisadores: Carlos Henrique Magalhães de Lima, Eduardo Pierrotti Rossetti, Elane Ribeiro Peixoto, Maria Fernanda Derntl, Paulo Roberto Carvalho Tavares, Pedro Paulo Palazzo de Almeida, Ricardo Trevisan e Sylvia Ficher.

2. História e Teoria da Cidade e do Urbanismo (THC): Processos históricos e as bases teóricas de produção, transformação e gestão das cidades e do espaço urbano, nas suas múltiplas escalas e temporalidades, afirmando a cidade e o urbano como objetos de interesse multidisciplinar. Para mais detalhes das atividades desta linha de pesquisa, conheça também o Grupo de Pesquisa em História do Urbanismo e da Cidade - GPHUC e o Laboratório de Estudos da Urbe – LabeUrbe.
Pesquisadores: Ana Elisabete de Almeida Medeiros, Carlos Henrique Magalhães de Lima, Carolina Pescatori Candido da Silva, Elane Ribeiro Peixoto, Frederico Rosa Borges de Holanda, Luciana Saboia Fonseca Cruz, Maria Fernanda Derntl, Ricardo Trevisan, Rodrigo Santos de Faria, Sylvia Ficher e Valério Augusto Soares de Medeiros.

3. Patrimônio e Preservação (THC): Abordagens de cunho teórico e historiográfico sobre a preservação e conservação do patrimônio cultural arquitetônico e urbano, em suas manifestações tradicionais e recentes. Perspectiva multidisciplinar, discutindo os processos de musealização, patrimonialização, turismo e indústria cultural, tecnologia, projeto e gestão. Esta Linha de Pesquisa se propõe como eixo articulador de estudos interdisciplinares, sendo a formação específica da linha complementada com conteúdos das demais Linhas de Pesquisa em todas as Áreas de Concentração. Para mais detalhes das atividades desta linha de pesquisa, conheça também o Laboratório de Estudos da Urbe – LabeUrbe.
Pesquisadores:
Ana Elisabete de Almeida Medeiros, Cláudia da Conceição Garcia, Eduardo Pierrotti Rossetti, Elane Ribeiro Peixoto, José Manoel Morales Sánchez, Pedro Paulo Palazzo de Almeida, Sylvia Ficher e Vanda Alice Garcia Zanoni.

4. Estética, Hermenêutica e Semiótica (THC): Estudos interdisciplinares em Estética, Filosofia da Arte e da Arquitetura, Teoria do Espaço, Semiótica da Cultura, Hermenêutica Filosófica, Epistemologia, Ética e Política. Análise, interpretação e comparação de obras de arte , de arquitetura e de fenômenos culturais, considerando as relações entre Arte, Arquitetura, Cidade e Paisagem. Para mais detalhes das atividades desta linha de pesquisa, conheça o NEHS - Núcleo de Estética, Hermenêutica e Semiótica.
Pesquisadores: Cláudia da Conceição Garcia, Flávio Rene Kothe, Jaime Gonçalves de Almeida, Luciana Saboia Fonseca Cruz, Miguel Gally de Andrade e Sérgio Rizo Dutra.

5. Estruturas e Arquitetura (TAS): Sistemas estruturais, equilíbrio e desempenho estrutural na arquitetura. Estudo da forma e função estrutural. Modelagem física e computacional de estruturas. Arquitetura em aço. Arquitetura em concreto armado e protendido.
Pesquisadores: Carlos Eduardo Luna de Melo, Cláudia Estrela Porto, Ivan Manoel Rezende Do Valle, Janes Cleiton de Oliveira, João da Costa Pantoja, José Manoel Morales Sánchez, Júlio Eustáquio de Melo, Márcio Augusto Roma Buzar e Raquel Naves Blumenschein.

6. Sustentabilidade, Qualidade e Eficiência do ambiente construído (TAS): Controle e avaliação ambiental integrada e tecnologias eficientes para projeto, construção, operação e reabilitação de edificações e áreas urbanas, revitalização da paisagem. Gestão ambiental urbana e infraestrutura. Condições bioclimáticas e tradições culturais. Qualidade de vida urbana, desempenho ambiental e eficiência: energia, água, materiais e resíduos.
Pesquisadores: Caio Frederico e Silva, Carlos Eduardo Luna de Melo, Cláudia Naves David Amorim, Daniel Richard Sant'Ana, Jaime Gonçalves de Almeida, Janes Cleiton de Oliveira, João da Costa Pantoja, Liza Maria Souza de Andrade, Márcio Augusto Roma Buzar, Maria do Carmo de Lima Bezerra, Marta Adriana Bustos Romero e Raquel Naves Blumenschein.

7. Tecnologia de produção do ambiente construído. (TAS): Estudos relacionados à tecnologia de materiais, componentes , elementos , sistemas e processos, no âmbito da construção e sua materialização, envolvendo inovação tecnológica, aperfeiçoamento das técnicas construtivas e de produção, industrialização da construção, prototipagem e fabricação digitais. Avaliação da qualidade construtiva visando os estudos do estado de conservação, desempenho e vida útil das edificações, assim como a manutenção e reabilitação do ambiente construído.
Pesquisadores: Carlos Eduardo Luna de Melo, Cláudia Estrela Porto, Daniel Richard Sant'Ana, Francisco Leite Aviani, Ivan Manoel Rezende Do Valle, Jaime Gonçalves de Almeida, Janes Cleiton de Oliveira, João da Costa Pantoja, José Manoel Morales Sánchez, Júlio Eustáquio de Melo, Márcio Albuquerque Buson, Márcio Augusto Roma Buzar, Miguel Gally de Andrade,  Neander Furtado Silva, Raquel Naves Blumenschein e Vanda Alice Garcia Zanoni.

8. Projeto e Planejamento Edilício (PP): Projeto e planejamento edilício, com foco em processos, estratégias projetuais e de representação. Acessibilidade. Configuração edilícia. Ensino de projeto. Conceitos, projeto e planejamento da habitação urbana e rural. Política, planejamento e gestão de empreendimentos habitacionais.
Pesquisadores: Cláudia Naves David Amorim, Jaime Gonçalves de Almeida, Julia Issy Abrahão e Raquel Naves Blumenschein.

9. Projeto e Planejamento Urbano e Regional (PP): Teoria e prática de planejamento, projeto e gestão nas escalas local, urbana, metropolitana, regional e territorial. Conhecimento analítico, interdisciplinar e propositivo do espaço e da forma, da cidade, paisagem e infraestrutura nas múltiplas escalas. Configuração, revitalização e reabilitação do espaço público. Legislação urbanística, edilícia, ambiental e patrimonial, leis de uso e ocupação do solo, planos e projetos urbanísticos. Mobilidade urbana e regional.
Pesquisadores: Benny Schvarsberg, Frederico Rosa Borges de Holanda, Gabriela de Souza Tenório, Julia Issy Abrahão, Liza Maria Souza de Andrade, Luciana  Saboia Fonseca Cruz, Márcio Augusto Roma Buzar, Marcos Thadeu Queiroz Magalhães, Maria do Carmo de Lima Bezerra, Marta Adriana Bustos Romero, Mônica Fiuza Gondim, Paulo Roberto Carvalho Tavares, Rômulo José da Costa Ribeiro e Valério Augusto Soares de Medeiros.