Descrição das Áreas de Concentração e respectivas Linhas de Pesquisa   

1 - TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA  

A área de Teoria, História e Crítica reúne estudos dedicados a processos históricos de concepção e transformação da Arquitetura e da Cidade, em recortes espaço-temporais diversos e com abertura para perspectivas interdisciplinares. Uma de suas ênfases é o Patrimônio, nas diversas dimensões, compreendendo a preservação, a conservação e o restauro. Um núcleo dedicado a Estética, Hermenêutica e Semiótica desenvolve pesquisas envolvendo arte, arquitetura, cidade e fenômenos culturais.

2 - TECNOLOGIA, AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

A área de Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade compreende estudos relativos a técnicas e processos ligados à produção da Arquitetura e do ambiente construído, com especial atenção à questão da sustentabilidade. Os sistemas estruturais são estudados no âmbito específico da Arquitetura e etapas da construção, desde os projetos e técnicas de produção até seu desempenho são objeto de pesquisas. O contexto urbano comparece com pesquisas relativas a qualidade do espaço e sua gestão, reabilitação em seus aspectos físicos e socioambientais.


3 - PROJETO E PLANEJAMENTO

A área de Projeto e Planejamento abarca estudos sobre políticas, planos e gestão em escalas diversas, do edifício ao território. As pesquisas voltadas para o âmbito edilício envolvem estratégias projetuais, configuração, representação e acessibilidade. Entre os temas diversos dos estudos relacionados ao urbano, podem-se citar análises e proposições sobre planejamento urbano e territorial, legislação, reabilitação, regularização fundiária urbana e mobilidade.